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http://hdl.handle.net/123456789/245
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Title: | Estratégias de ensino - aprendizagem na enfermagem: análise pela escala de coma de Glasgow. |
Authors: | MORITA, Ana Beatriz Pinto da Silva |
???metadata.dc.advisor???: | KOIZUMI, Maria Sumie |
Keywords: | Ensino Aprendizagem Estratégias Escalas de coma Glasgow |
Issue Date: | 2006 |
Series/Report no.: | 610.73 M851e |
Abstract: | Utilizando como tema a avaliação do nível de consciência pela Escala de Coma de Glasgow (ECGl), este estudo sobre a influência da diversificação de estratégias de ensino-aprendizagem no processo de aprendizado dos alunos de graduação em enfermagem teve como objetivos: analisar a retenção do conhecimento após aula expositiva com diapositivos e apresentação de videoteipe com simulação; verificar a retenção do conhecimento frente às estratégias de auto-aprendizado oferecidas para complementar e sedimentar o conhecimento, verificando o grau de conhecimento
adquirido neste processo e a possível associação entre ser ou não aluno que trabalha na enfermagem. É um estudo descritivo de abordagem quantitativa, realizado em uma Faculdade de Enfermagem situada no Vale do Paraíba. Fizeram
parte do estudo 62 alunos regularmente matriculados no primeiro semestre do 4º ano de enfermagem. A coleta de dados foi realizada no mês de fevereiro de 2006 e as estratégias de ensino-aprendizagem utilizadas foram a aula expositiva dialógica com auxílio de diapositivos e videoteipe sobre o tema para ser desenvolvida em aproximadamente 100 minutos, deixando 20 minutos para esclarecimentos de
dúvidas pela pesquisadora, fornecimento de um texto base para cada aluno e o videoteipe utilizado em aula disponível para todos os alunos que quisessem assistilo novamente. Foi utilizado um teste de conhecimento a respeito da ECGl contendo 20 questões fechadas de múltipla escolha em três momentos da coleta que recebeu a identificação de Teste de Conhecimento I (aplicado anteriormente a aula e apresentação do videoteipe), Teste de Conhecimento II (aplicado logo após apresentação da aula e videoteipe) e Teste de Conhecimento III (aplicado cinco dias
após apresentação da aula e videoteipe e entrega de texto). Dos 62 alunos, 41,9% eram trabalhadores na enfermagem, com predominância do sexo feminino e estado civil solteiro. Cuidaram de pacientes com alteração do nível de consciência 61,3% dos alunos predominando este resultado no grupo que trabalha na enfermagem, sendo que 13 avaliaram o nível de consciência do paciente, e destes 10 alunos o fizeram pela ECGl. Concluiu-se que houve um incremento estatisticamente
significante no percentual de acertos, observados entre o Teste de conhecimento I e II e mantido entre o Teste de conhecimento I e III (p < 0,05). Não houve incremento
estatisticamente significante no percentual de acertos observados entre o Teste de conhecimento II e III, tanto no grupo que trabalha quanto no grupo que não trabalha
na enfermagem (p > 0,05). Constatou-se similaridade entre os grupos de alunos. A leitura do texto foi relatada por 58,1% dos alunos e ninguém compareceu para rever o videoteipe. |
URI: | http://hdl.handle.net/123456789/245 |
???metadata.dc.type.dissertation???: | Dissertação |
Appears in Collections: | Enfermagem: Coleção de Dissertações, Mestrado.
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