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Please use this identifier to cite or link to this item: http://hdl.handle.net/123456789/469

Title: Efetividade de intervenção educativa no controle da pressão arterial de hipertensos: estudo randomizado.
Authors: RODRIGUES, Paulo Machado
???metadata.dc.advisor???: GUSMÃO, Josiane Lima de
Keywords: Hipertensão arterial
Medida da pressão arterial
Educação em saúde.
Issue Date: 2011
Series/Report no.: 610 R696e
Abstract: Várias são as razões que influenciam o controle da pressão arterial e uma das estratégias utilizadas para melhorar seus níveis é a intervenção educativa. Por essa razão, o objetivo do presente estudo foi analisar o controle da pressão arterial pela Monitorização Ambulatorial da Pressão Arterial (MAPA) e medida de consultório em hipertensos que receberam intervenção educativa via contatos telefônicos ativos por doze meses. Foi realizado estudo randomizado e aberto utilizando dados de hipertensos sorteados para participarem (grupo intervenção) ou não (grupo controle) de um programa de educação que incluía contatos telefônicos ativos feitos por equipe treinada para tirar dúvidas e lembrar datas de consultas, reuniões com equipe multidisciplinar e recebimento de folhetos educativos. Os hipertensos foram acompanhados por 12 meses e a pressão arterial foi avaliada no início e ao final do estudo, pela medida de consultório com equipamento oscilométrico (Dixtal) e pela MAPA de 24 horas. Os hipertensos foram ainda divididos em dois grupos: a) ‘‘não complicados’’ – hipertensos sem doenças associadas e b) ‘‘complicados’’ – hipertensos severos (pressão diastólica  110 mmHg, com ou sem medicação) ou hipertensos com comorbidades. Para análise dos dados de pressão arterial foi aplicada análise de variância ANOVA de dois fatores considerando-se os grupos. Foi aceito como significativo P0,05. Foram estudados 485 hipertensos, sendo 239 (49,9%) do grupo “intervenção” e 246 (50,7%) do grupo “controle”. Considerando a gravidade da hipertensão, 241 (49,7%) eram “não complicados” e 244 (50,3%) “complicados”. A idade média foi de 52,4 ± 10,9 no grupo “intervenção” e 53,6 ± 11,1 anos no grupo “controle, com maioria do sexo feminino (68%), brancos (56%), casados (58%), com ensino fundamental (58%) e renda familiar entre as faixas de 1 a 3, 3 a 5 e 5 a 10 salários mínimos. O índice de massa corporal médio foi de aproximadamente 29±4 kg/m2. A pressão arterial medida no consultório reduziu, significativamente (p<0,05) ao final do estudo tanto no grupo “intervenção” (159,3±19,2 / 97,3±16,5 mmHg para 126,9±16,6/ 73,2±11,9 mmHg) como no “controle” (159,2±188,9 / 96,7±16,4 mmHg para 129,5±18,2 / 75,9±13,9 mmHg), com conseqüentemente aumento do controle, 22,2% para 76,2% e 23,2% para 71,1%, respectivamente. Entretanto, ao se considerar a intervenção, não houve diferença, estatisticamente significativa entre os grupos. Ao se considerar os grupos “complicado” e “não complicado” os dados mostraram redução significativa da pressão arterial em ambos os grupos, sendo que o grupo complicado apresentou pressão arterial, significativamente, mais elevada do que o não complicado: grupo “complicado” (163,5±23,5 / 102,7±19,6 mmHg para 130,6±19,6 / 76,5±14,1 mmHg) e grupo “não complicado” (155±11,6 / 91,2±9,7 mmHg para 125,8±14,6 / 72,5±11,5 mmHg). O comportamento da pressão arterial pela MAPA foi semelhante à pressão de consultório, com redução significativa ao final do estudo, sem diferença significativa ao se considerar a intervenção. A MAPA de 24 horas reduziu de 147,3±15,9 / 91,7±10,3 mmHg para 126±12,4 / 78,5±8,7 mmHg, no grupo “intervenção” e de 149±17,7 / 92,9±12 para 128,7±13,6 / 79,8±9,6 no grupo “controle”. Conclui-se que o controle da pressão arterial dos hipertensos aumentou, significativamente, ao longo do tempo, mas não sofreu influência da intervenção educativa.
URI: http://hdl.handle.net/123456789/469
???metadata.dc.type.dissertation???: Dissertação
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