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Please use this identifier to cite or link to this item: http://hdl.handle.net/123456789/210

Title: O acompanhante do paciente adulto hospitalizado: percepção dos enfermeiros.
Authors: SILVA, Aline Maria da
???metadata.dc.advisor???: AVELAR, Maria do Carmo Querido
Keywords: Enfermagem
Hospitalização
Relacionamento interpessoal
Issue Date: 2007
Series/Report no.: 610.73 S586a
Abstract: Este estudo descritivo, de campo, com abordagem quali-quantitativa teve como objetivo analisar o conhecimento do enfermeiro sobre as políticas institucionais bem como a sua percepção em relação a permanência do acompanhante do paciente adulto hospitalizado, frente ao processo de assistência de enfermagem. Incluiu 29 (100%) enfermeiros que atuavam nas unidades de internação adulto, de Clínica Médica, de Cirurgia e de Ortopedia e Traumatologia, em uma Instituição hospitalar filantrópica, universitária, da cidade São Paulo, de porte extra grande, de alta complexidade, conveniada com o Sistema Único de Saúde. A maioria dos sujeitos era do sexo feminino com até 10 anos de formados e 24 (82,76%) deles possuíam o curso de especialização. Sobre o conhecimento das políticas institucionais estabelecidas, a maioria não as conhecia porém referiu o “Manual de Orientação ao Paciente e companhante”, fornecido pela Instituição. Quanto à percepção dos enfermeiros sobre a permanência dos acompanhantes utilizou-se a análise de conteúdo que possibilitou a identificação de unidades temáticas, das quais emergiram unidades de análise que conduziram ao estabelecimento das categorias analisadas com base nos princípios teóricos do Relacionamento Interpessoal em Enfermagem de Peplau nas fases de: Orientação, Identificação, Exploração e Resolução. O estudo possibilitou a identificação dos papéis de enfermagem atribuídos aos enfermeiros explicitados como professor, assessor, pessoa recurso, líder, especialista técnico e substituto de pessoa significativa, em cada fase do relacionamento interpessoal, numa visão de necessidades e condutas dos enfermeiros. O estudo conduziu ao estabelecimento de metas integrativas para o relacionamento interpessoal em diferentes situações de atuação do enfermeiro, num processo contínuo de aprendizagem como: “ aprender a contar com a ajuda dos demais”; “aprender a prorrogar a satisfação”; “identificar-se a si mesmo” e “desenvolver a habilidade de participação”. A participação do enfermeiro como elemento capaz de estabelecer um processo de interação no relacionamento entre o profissional e o acompanhante buscando a integração entre ambos, entendeu-se como decorrente da conscientização do enfermeiro em relação a uma prática competente na sua intervenção, em situações de assistência ao acompanhante, por meio de relacionamentos colaborativos.
URI: http://hdl.handle.net/123456789/210
???metadata.dc.type.dissertation???: Dissertação
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