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http://hdl.handle.net/123456789/222
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Title: | A prática docente dos enfermeiros de instituições de saúde: sua fundamentação nos referenciais teóricos de enfermagem. |
Authors: | DINIZ, Stael Nobile |
???metadata.dc.advisor???: | AVELAR, Maria do Carmo Querido |
Keywords: | Enfernagem Teorias de enfermagem - fundamentos Enfermagem - práticas docentes |
Issue Date: | 2006 |
Series/Report no.: | 610.7 D16p |
Abstract: | O objetivo deste estudo foi identificar os referenciais teóricos de Enfermagem que fundamentam a prática docente dos enfermeiros, de instituições de saúde, vinculados ao processo de ensino de graduandos de Enfermagem de uma Instituição privada. Para isto elegeu-se a pesquisa qualitativa com orientação metodológica baseada em Minayo (2004) utilizando a hermenêutica para interpretação dos dados, como referencial de análise adotou-se a proposta de Meleis (1997), segundo suas características específicas de acordo com as três escolas de pensamento: das necessidades; da interação e dos resultados, nos domínios visão, foco, metas, problemas e terapêutica. Tendo como cenário o Curso de Graduação em Enfermagem foram entrevistados dez docentes, enfermeiros de instituições de saúde, todos do sexo feminino, na faixa etária entre 38 e 48 anos; com tempo de docência na Instituição deste estudo de 2 anos e meio a 12 anos. A maioria tinha entre 19 e 25 anos de tempo de graduado e possuíam a especialização como maior grau acadêmico alcançado. Emergiram em relação a fundamentação da prática docente dos sujeitos deste estudo, três categorias relacionadas às escolas de pensamento: das necessidades, sobressaindo os princípios da Teoria das Necessidades Humanas Básicas de Horta; da interação, identificando-se nela os princípios da Teoria das Relações Interpessoais Enfermeiro-Paciente de Orlando; e dos resultados, na qual destacaram-se os princípios da Teoria dos Quatro Princípios de Conservação de Levine. Constatou-se uma diversificação dos referenciais teóricos de Enfermagem na fundamentação da prática docente dos sujeitos deste estudo, que trouxeram como contribuição a possibilidade de discussão de propostas de eixos norteadores a serem adotados pelos formadores dos profissionais enfermeiros. |
URI: | http://hdl.handle.net/123456789/222 |
???metadata.dc.type.dissertation???: | Dissertação |
Appears in Collections: | Enfermagem: Coleção de Dissertações, Mestrado.
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