DSpace About DSpace Software
 

TEDE  >
Teses e Dissertações >
Enfermagem: Coleção de Dissertações, Mestrado. >

Please use this identifier to cite or link to this item: http://hdl.handle.net/123456789/222

Title: A prática docente dos enfermeiros de instituições de saúde: sua fundamentação nos referenciais teóricos de enfermagem.
Authors: DINIZ, Stael Nobile
???metadata.dc.advisor???: AVELAR, Maria do Carmo Querido
Keywords: Enfernagem
Teorias de enfermagem - fundamentos
Enfermagem - práticas docentes
Issue Date: 2006
Series/Report no.: 610.7 D16p
Abstract: O objetivo deste estudo foi identificar os referenciais teóricos de Enfermagem que fundamentam a prática docente dos enfermeiros, de instituições de saúde, vinculados ao processo de ensino de graduandos de Enfermagem de uma Instituição privada. Para isto elegeu-se a pesquisa qualitativa com orientação metodológica baseada em Minayo (2004) utilizando a hermenêutica para interpretação dos dados, como referencial de análise adotou-se a proposta de Meleis (1997), segundo suas características específicas de acordo com as três escolas de pensamento: das necessidades; da interação e dos resultados, nos domínios visão, foco, metas, problemas e terapêutica. Tendo como cenário o Curso de Graduação em Enfermagem foram entrevistados dez docentes, enfermeiros de instituições de saúde, todos do sexo feminino, na faixa etária entre 38 e 48 anos; com tempo de docência na Instituição deste estudo de 2 anos e meio a 12 anos. A maioria tinha entre 19 e 25 anos de tempo de graduado e possuíam a especialização como maior grau acadêmico alcançado. Emergiram em relação a fundamentação da prática docente dos sujeitos deste estudo, três categorias relacionadas às escolas de pensamento: das necessidades, sobressaindo os princípios da Teoria das “Necessidades Humanas Básicas” de Horta; da interação, identificando-se nela os princípios da Teoria das “Relações Interpessoais Enfermeiro-Paciente” de Orlando; e dos resultados, na qual destacaram-se os princípios da Teoria dos “Quatro Princípios de Conservação” de Levine. Constatou-se uma diversificação dos referenciais teóricos de Enfermagem na fundamentação da prática docente dos sujeitos deste estudo, que trouxeram como contribuição a possibilidade de discussão de propostas de eixos norteadores a serem adotados pelos formadores dos profissionais enfermeiros.
URI: http://hdl.handle.net/123456789/222
???metadata.dc.type.dissertation???: Dissertação
Appears in Collections:Enfermagem: Coleção de Dissertações, Mestrado.

Files in This Item:

File SizeFormat
Stael Nobile Diniz.pdf797KbAdobe PDFView/Open
Recommend this item

All items in DSpace are protected by copyright, with all rights reserved.

 

Valid XHTML 1.0! DSpace Software Copyright © 2002-2006 MIT and Hewlett-Packard - Feedback