DSpace About DSpace Software
 

TEDE  >
Teses e Dissertações >
Enfermagem: Coleção de Dissertações, Mestrado. >

Please use this identifier to cite or link to this item: http://hdl.handle.net/123456789/232

Title: Qualidade de vida do aluno-trabalhador do curso de habilitação profissional técnica de nível médio em enfermagem.
Authors: NUNES, Ana Paula Martins
???metadata.dc.advisor???: SILVA, Arlete
Keywords: Qualidade de vida
Estudantes de enfermagem
Trabalhadores
Issue Date: 2006
Series/Report no.: 613.043 N923q
Abstract: Este estudo teve como objetivos identificar as características do aluno-trabalhador do Curso de Habilitação Profissional Técnica de Nível Médio em Enfermagem, avaliar a sua qualidade de vida e verificar as associações entre a qualidade de vida e as características sociodemográficas, de estudo e de trabalho. Trata-se de um estudo descritivo, exploratório, transversal, de campo, com abordagem quantitativa. A população foi composta por 101 alunos-trabalhadores matriculados nos períodos da manhã, tarde e noite em uma escola técnica privada na cidade de São Paulo. Para a avaliação da qualidade de vida foi utilizado o IQV de Ferrans e Powers, composto por quatro domínios: Saúde/funcionamento, Socioeconômico, Psicológico/espiritual e Família. O IQV mostrou confiabilidade para este estudo com o valor de Alfa&eq;0,84. A maioria (82,2%) dos alunos é do sexo feminino, 63,6% da raça branca, 65,7% entre 19 e 29 anos de idade, 68,3% solteiros, 73,3% sem filhos; 82,8% referiram dormir menos de 6 horas/ dia, 90,1% não se alimentam de forma adequada e nos horários corretos. Quanto ao lazer, 65,7% referiram visitar familiares e amigos e 63,1% assistir à televisão. Com relação às horas dedicadas aos estudos, 47,5% dedicam menos de 2 horas e 18,8% não têm tempo para os estudos; 58,4% não se mantêm atentos às aulas teóricas, sendo o principal motivo o cansaço (84,7%). De acordo com as atividades propostas em sala de aula, 92,6% as realizam, mas apenas 33,3% de forma completa. Quanto à pontualidade na entrada e saída das aulas, 35% não conseguem cumprir o horário, sendo o principal motivo a incompatibilidade de horários entre a escola e o trabalho (52,9%); 69,0% dos alunos trabalham mais que 31 horas semanais e gastam mais de 2 horas de transporte por dia. A maioria (93,1%) dos alunos-trabalhadores tem um único emprego e 66,3% possuem vínculo empregatício. Na avaliação da qualidade de vida, foram observados os seguintes escores: IQV total de 21,07 (DP&eq;4,50); Saúde/funcionamento, 20,01 (DP&eq;5,03); Socioeconômico, 20,09 (DP&eq;4,82); Psicológico/espiritual, 23,58 (DP&eq;5,41) e Família, 22,18 (DP&eq;6,61). Constatou-se diferença significativa da qualidade de vida em relação as seguintes variáveis: idade, atenção às aulas teóricas, cumprimento do horário de início e término da aula e a existência de vínculo empregatício. A qualidade de vida dos alunos-trabalhadores foi considerada boa em todos os domínios do IQV.
URI: http://hdl.handle.net/123456789/232
???metadata.dc.type.dissertation???: Dissertação
Appears in Collections:Enfermagem: Coleção de Dissertações, Mestrado.

Files in This Item:

File SizeFormat
Ana Paula Martins Nunes.pdf2328KbAdobe PDFView/Open
Recommend this item

All items in DSpace are protected by copyright, with all rights reserved.

 

Valid XHTML 1.0! DSpace Software Copyright © 2002-2006 MIT and Hewlett-Packard - Feedback