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Enfermagem: Coleção de Dissertações, Mestrado. >

Please use this identifier to cite or link to this item: http://hdl.handle.net/123456789/233

Title: Percepções dos enfermeiros líderes quanto ao uso da internet na estratégia de ensino à distância em educação continuada.
Authors: MOTTA, Raquel Acciarito
???metadata.dc.advisor???: AVELAR, Maria do Carmo Querido
Keywords: Educação continuada
Educação à distância
Enfermagem
Issue Date: 2007
Series/Report no.: 610.7 M875p
Abstract: O enfermeiro líder enquanto educador deve possuir visão abrangente e permitir espaço para que as pessoas possam desenvolver seus conhecimentos. As atividades de educação desenvolvidas constituem uma das formas de assegurar o alcance da competência do profissional de enfermagem, ante o compromisso de manter a equipe atualizada e preparada para novos desafios. O ensino deve ser visto como uma ferramenta estratégica que visa a melhoria da qualidade. Atualmente, é exigido do enfermeiro líder na organização do trabalho, maior rapidez nos resultados, conduzindo sua equipe a familiarizar-se, cada vez mais, com as novas tecnologias, bem como buscar melhor qualificação e participação dos membros nos aprimoramentos propostos. Assim, este estudo objetivou levantar o conhecimento dos enfermeiros líderes de uma instituição, localizada na cidade de São Paulo, sobre estratégias de ensino e analisar a sua percepção em relação ao uso da internet no ensino à distância para enfermeiros, em educação continuada. Para tanto, optou-se pela pesquisa descritiva com abordagem qualitativa, utilizandose o método de análise de conteúdo. Foram realizadas entrevistas com cinco enfermeiros coordenadores e quatro enfermeiros supervisores da instituição acima referida. Emergiram dos dados as seguintes categorias: aceitação, resistência, conflito e conformismo. Sobre as estratégias de ensino que conheciam houve menção de três enfermeiros apenas, sobre o uso da internet. Quanto à percepção dos enfermeiros líderes na categoria aceitação constituíram a disposição em aceitar o uso da internet como estratégia de ensino ante a necessidade de se ter conhecimento prévio sobre a mesma. As demais categorias: resistência, conflito e conformismo revelaram as dificuldades do enfermeiro no acompanhamento das transformações tecnológicas e a sua negação na insenção de projetos inovadores com uso da internet na estratégia de ensino à distância. Considera-se importante, como recomendação, que os enfermeiros líderes e educadores estejam preparados e atentos para sua utilização, como um incontestável processo inovador de ensino, contribuindo assim, para o alcance da eficácia no desenvolvimento e competência dos seus liderados.
URI: http://hdl.handle.net/123456789/233
???metadata.dc.type.dissertation???: Dissertação
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