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http://hdl.handle.net/123456789/233
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Title: | Percepções dos enfermeiros líderes quanto ao uso da internet na estratégia de ensino à distância em educação continuada. |
Authors: | MOTTA, Raquel Acciarito |
???metadata.dc.advisor???: | AVELAR, Maria do Carmo Querido |
Keywords: | Educação continuada Educação à distância Enfermagem |
Issue Date: | 2007 |
Series/Report no.: | 610.7 M875p |
Abstract: | O enfermeiro líder enquanto educador deve possuir visão abrangente e
permitir espaço para que as pessoas possam desenvolver seus conhecimentos. As
atividades de educação desenvolvidas constituem uma das formas de assegurar o
alcance da competência do profissional de enfermagem, ante o compromisso de
manter a equipe atualizada e preparada para novos desafios. O ensino deve ser
visto como uma ferramenta estratégica que visa a melhoria da qualidade.
Atualmente, é exigido do enfermeiro líder na organização do trabalho, maior rapidez
nos resultados, conduzindo sua equipe a familiarizar-se, cada vez mais, com as
novas tecnologias, bem como buscar melhor qualificação e participação dos
membros nos aprimoramentos propostos. Assim, este estudo objetivou levantar o
conhecimento dos enfermeiros líderes de uma instituição, localizada na cidade de
São Paulo, sobre estratégias de ensino e analisar a sua percepção em relação ao
uso da internet no ensino à distância para enfermeiros, em educação continuada.
Para tanto, optou-se pela pesquisa descritiva com abordagem qualitativa, utilizandose
o método de análise de conteúdo. Foram realizadas entrevistas com cinco
enfermeiros coordenadores e quatro enfermeiros supervisores da instituição acima
referida. Emergiram dos dados as seguintes categorias: aceitação, resistência,
conflito e conformismo. Sobre as estratégias de ensino que conheciam houve
menção de três enfermeiros apenas, sobre o uso da internet. Quanto à percepção
dos enfermeiros líderes na categoria aceitação constituíram a disposição em aceitar
o uso da internet como estratégia de ensino ante a necessidade de se ter
conhecimento prévio sobre a mesma. As demais categorias: resistência, conflito e
conformismo revelaram as dificuldades do enfermeiro no acompanhamento das
transformações tecnológicas e a sua negação na insenção de projetos inovadores
com uso da internet na estratégia de ensino à distância. Considera-se importante,
como recomendação, que os enfermeiros líderes e educadores estejam preparados
e atentos para sua utilização, como um incontestável processo inovador de ensino,
contribuindo assim, para o alcance da eficácia no desenvolvimento e competência
dos seus liderados. |
URI: | http://hdl.handle.net/123456789/233 |
???metadata.dc.type.dissertation???: | Dissertação |
Appears in Collections: | Enfermagem: Coleção de Dissertações, Mestrado.
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