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http://hdl.handle.net/123456789/235
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Title: | O uso do brinquedo terapêutico por enfermeiros que trabalham em unidades de internação pediátrica no Cone Leste Paulista. |
Authors: | ALMEIDA, Sivaldo Quirino de |
???metadata.dc.advisor???: | SABATÉS, Ana Lionch |
Keywords: | Brinquedo terapêutico, Enfermagem pediátrica, Jogos e brinquedos, Criança hospitalizada. |
Issue Date: | 2011 |
Series/Report no.: | 616 A447u |
Abstract: | A doença e hospitalização, geralmente acompanhadas de procedimentos intrusivos e dolorosos constituem experiências altamente estressantes para a criança e sua família. Para assisti-la adequadamente é necessário que o enfermeiro compreenda o que estas situações significam, reconheça o que a criança pode estar comunicando por meio do seu comportamento e utilize técnicas adequadas de comunicação e relacionamento. Este estudo teve como objetivo verificar a utilização do BrinquedoTerapêutico (BT) por enfermeiros que trabalham em unidades de internação pediátrica no Cone Leste Paulista. Trata se de um estudo exploratório, descritivo, com abordagem quantitativa. A população foi constituída por 55 enfermeiros. Os resultados mostraram que: em relação à formação e atuação dos enfermeiros; o tempo médio de formação dos enfermeiros foi de 5,7 anos e de atuação 3,1 anos em unidades de internação pediátrica, (10,90 %) de enfermeiros que possuìam titulo de especialista em enfermagem pediátrica. Em relação ao conhecimento dos enfermeiros sobre o BT; 81% dos enfermeiros informaram ter adquirirido o conhecimento sobre o BT no Curso de Graduação de Enfermagem; 41,81% dos enfermeiros sabem que o BT auxilia na recuperação à saúde; 21,81%, facilita o relacionamento enfermeiro/criança, 18,8%, facilita a expressão de sentimentos, 16,36%, ajuda a explicar os procedimentos e a proporcionar o bem - estar físico, mental e social; Em relação à utilização do BT pelos enfermeiros; 51% dos enfermeiros conhecem a função catártica do brinquedo que é a base do BT; 51,9% dos enfermeiros utilizavam o BT no seu cotidiano; Em relação as dificuldades e facilidades dos enfermeiros; 32,72% consideram como dificuldade para a utilização do BT na sua prática profissional a falta de capacitação, conscientização e conhecimento, 26, 63% falta de tempo, 20% de ix conhecimento técnico; 45,45% dos enfermeiros identificaram com facilidades para a utilização do BT no hospital, a iniciativa do próprio enfermeiro e a aceitação da criança e da família; 83,63% referiram utilizar o BT no preparo da criança para procedimentos dolorosos, 49,09% para estimular a expressão de sentimentos da criança e 45,45% para a adaptação da criança no hospital; 23% dos enfermeiros dispõe do BT nas suas unidades de internação, 25% do brinquedo recreacional. Conclusão: O estudo revelou que embora a maioria (50) enfermeiros referiu conhecer o BT apenas (27) enfermeiros fizeram a transferência dessa estratégia para a prática, o que pode refletir a necessidade de rever estratégias de ensino sobre o BT e sua implementação na assistência à criança no hospital. |
URI: | http://hdl.handle.net/123456789/235 |
???metadata.dc.type.dissertation???: | Dissertação |
Appears in Collections: | Enfermagem: Coleção de Dissertações, Mestrado.
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