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Enfermagem: Coleção de Dissertações, Mestrado. >

Please use this identifier to cite or link to this item: http://hdl.handle.net/123456789/235

Title: O uso do brinquedo terapêutico por enfermeiros que trabalham em unidades de internação pediátrica no Cone Leste Paulista.
Authors: ALMEIDA, Sivaldo Quirino de
???metadata.dc.advisor???: SABATÉS, Ana Lionch
Keywords: Brinquedo terapêutico, Enfermagem pediátrica, Jogos e brinquedos, Criança hospitalizada.
Issue Date: 2011
Series/Report no.: 616 A447u
Abstract: A doença e hospitalização, geralmente acompanhadas de procedimentos intrusivos e dolorosos constituem experiências altamente estressantes para a criança e sua família. Para assisti-la adequadamente é necessário que o enfermeiro compreenda o que estas situações significam, reconheça o que a criança pode estar comunicando por meio do seu comportamento e utilize técnicas adequadas de comunicação e relacionamento. Este estudo teve como objetivo verificar a utilização do BrinquedoTerapêutico (BT) por enfermeiros que trabalham em unidades de internação pediátrica no Cone Leste Paulista. Trata se de um estudo exploratório, descritivo, com abordagem quantitativa. A população foi constituída por 55 enfermeiros. Os resultados mostraram que: em relação à formação e atuação dos enfermeiros; o tempo médio de formação dos enfermeiros foi de 5,7 anos e de atuação 3,1 anos em unidades de internação pediátrica, (10,90 %) de enfermeiros que possuìam titulo de especialista em enfermagem pediátrica. Em relação ao conhecimento dos enfermeiros sobre o BT; 81% dos enfermeiros informaram ter adquirirido o conhecimento sobre o BT no Curso de Graduação de Enfermagem; 41,81% dos enfermeiros sabem que o BT “auxilia na recuperação à saúde”; 21,81%, “facilita o relacionamento enfermeiro/criança”, 18,8%, “facilita a expressão de sentimentos”, 16,36%, “ajuda a explicar os procedimentos e a proporcionar o bem - estar físico, mental e social”; Em relação à utilização do BT pelos enfermeiros; 51% dos enfermeiros conhecem a função catártica do brinquedo que é a base do BT; 51,9% dos enfermeiros utilizavam o BT no seu cotidiano; Em relação as dificuldades e facilidades dos enfermeiros; 32,72% consideram como dificuldade para a utilização do BT na sua prática profissional a falta de capacitação, conscientização e conhecimento, 26, 63% falta de tempo, 20% de ix conhecimento técnico; 45,45% dos enfermeiros identificaram com facilidades para a utilização do BT no hospital, a iniciativa do próprio enfermeiro e a aceitação da criança e da família; 83,63% referiram utilizar o BT no preparo da criança para procedimentos dolorosos, 49,09% para estimular a expressão de sentimentos da criança e 45,45% para a adaptação da criança no hospital; 23% dos enfermeiros dispõe do BT nas suas unidades de internação, 25% do brinquedo recreacional. Conclusão: O estudo revelou que embora a maioria (50) enfermeiros referiu conhecer o BT apenas (27) enfermeiros fizeram a transferência dessa estratégia para a prática, o que pode refletir a necessidade de rever estratégias de ensino sobre o BT e sua implementação na assistência à criança no hospital.
URI: http://hdl.handle.net/123456789/235
???metadata.dc.type.dissertation???: Dissertação
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