DSpace About DSpace Software
 

TEDE  >
Teses e Dissertações >
Enfermagem: Coleção de Dissertações, Mestrado. >

Please use this identifier to cite or link to this item: http://hdl.handle.net/123456789/240

Title: Dor, quinto sinal vital: percepção dos docentes sobre o ensino para os graduados de enfermagem.
Authors: RIBEIRO, Flávia Alves
???metadata.dc.advisor???: AVELAR, Maria do Carmo Querido
Keywords: Dor
Issue Date: 2011
Series/Report no.: 610.73 R484d
Abstract: A dor ao uma manifestação fisiológica, emocional e subjetiva do individuo frente a um agente agressor. Baseando-se na responsabilidade do enfermeiro frente ao gerenciamento das situações da dor no paciente, compreendido como um processo de avaliação e do tratamento adequado e efetivo emergiu uma reflexão que motivou a elaboração deste estudo expressa na seguinte indagação: como estão sendo preparados os graduandos de Enfermagem para cuidar do paciente com dor? O objetivo do presente estudo foi compreender a percepção dos docentes enfermeiros de um Curso de Graduação em Enfermagem sobre o preparo dos graduandos para cuidar do paciente com dor e o ensino da dor no desenvolvimento da sua Disciplina. Para alcance dos objetivos propostos, optou-se por realizar uma pesquisa transversal, descritiva e exploratória com abordagem qualitativa baseada na análise de conteúdo temática desenvolvida em um Curso de Graduação em Enfermagem de uma Instituição de Ensino Superior localizada no Município de Mogi das Cruzes. Os participantes do estudo foram todos os enfermeiros docentes deste Curso que lecionaram no ano de 2010 as Disciplinas de Enfermagem. Para a análise foi utilizada a visão hermenêutica para a interpretação dos discursos expressos nas entrevistas dos docentes conduzindo ao entendimento da abordagem da dor no ministério da docência e do referencial teórico proposto pela Sociedade Brasileira para Estudos da Dor (2010). Emergiram como categorias “O gerenciamento da dor como abordagem de Disciplinas especificara”, ao (des) preparo do aluno da graduação para cuidar do paciente com dor”, “Competências associadas ao ensino da dor”, “O ensino da dor na especificidade de cada Disciplina”, Âao cuidado de Enfermagem como intervenção não-farmacológica no gerenciamento da dor”, “A dor como elemento de ensino multidisciplinar”. O estudo permitiu sugerir a elaboração de uma proposta de uma proposta de levantamento da temática no conteúdo das Disciplinas dos Currículos da Graduação em Enfermagem no Brasil, tendo em vista a possível transversalidade do tema permeando as disciplinas voltadas a  assistência ao paciente vulnerável a  dor.
URI: http://hdl.handle.net/123456789/240
???metadata.dc.type.dissertation???: Dissertação
Appears in Collections:Enfermagem: Coleção de Dissertações, Mestrado.

Files in This Item:

File SizeFormat
Flavia 1.pdf2803KbAdobe PDFView/Open
Recommend this item

All items in DSpace are protected by copyright, with all rights reserved.

 

Valid XHTML 1.0! DSpace Software Copyright © 2002-2006 MIT and Hewlett-Packard - Feedback