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Please use this identifier to cite or link to this item: http://hdl.handle.net/123456789/249

Title: Caracterização das vítimas de acidentes de transporte terrestre atendidas no pronto socorro do hospital regional de Taubaté-SP.
Authors: CUNHA, Fabiola Vieira
???metadata.dc.advisor???: KOIZUMI, Maria Sumie
Keywords: Acidentes de transito
Ferimentos e lesões
Pronto socorro
Causa externas
Morbidade
Issue Date: 2009
Series/Report no.: 610.73 C972c
Abstract: Trata-se de um estudo descritivo, retrospectivo sobre vítimas de acidente de transporte terrestre. Os objetivos deste estudo foram: identificar as vítimas de acidentes de transporte terrestre atendidas no Pronto Socorro e que a seguir receberam alta, internaram ou foram a óbito; analisar as características dessas vítimas quanto à sua qualidade e relação com sexo, idade, raça, profissão, escolaridade, local de ocorrência, diagnóstico principal e parte do corpo atingida; analisar as informações sobre as ocorrências de trânsito dessas vítimas, de acordo com sua qualidade e quanto ao local de ocorrência, dia da semana, horário de chegada e como chegou ao hospital. A população estudada foi composta por 540 fichas de atendimento de vítimas de acidentes de transporte terrestre atendidas nesse PS, nos meses de junho e julho de 2007. Do total de vítimas analisadas, 86,5% receberam alta do PS, 12,4% foram internadas, 0,7% evadiram e 0,4% foram a óbito. Os homens predominaram na razão masculino / feminino de 2.3:1. A idade predominante foi de 20 a 29 anos com 40,6%, sendo que aqueles com até 39 anos somaram 70,4%. A alta do PS foi mais freqüente naqueles com idade inferior a 39 anos e o contrário aconteceu nos de idade superior a 40 anos. Os motociclistas foram os mais freqüentes com 54,4%, seguida dos ciclistas com 26,0%. Em relação a alta do PS ou internação, os motociclistas e ocupantes de veículos mostraram equivalência, já os ciclistas obtiveram mais alta e os pedestres internaram mais. O sexo masculino foi preponderante na maioria excetuando-se os pedestres (o sexo feminino atingiu 54,9%). A faixa etária predominante em 20 a 29 anos se manteve nos motociclistas, ciclistas e ocupantes de veículo, sendo que nos dois últimos houve maior participação de vítimas nas faixas acima de 40 anos. Nos pedestres aqueles com idade maior que 40 anos preponderaram e a participação daqueles de 20 a 29 anos foi menor (13,7%). Os residentes na mesma localidade de ocorrência foram predominantes em todos os tipos de vítimas. No diagnóstico principal, os cortes/perfurações/lacerações foram os de maior percentual (30,4%), seguidos pelas contusões e fraturas (22,8% e 20,9%) e TCE (14,5%). Essa distribuição foi semelhante entre os motociclistas e ciclistas. As três partes do corpo mais atingidas foram os membros inferiores (35,6%), membros superiores (28,7%) e cabeça/face/pescoço (22,5%). Os ocupantes de veículo apresentaram predominância na cabeça/face/pescoço (39,5%) e os pedestres, nos membros inferiores e superiores com mesmos percentuais (29,5%) e cabeça (28,2%). O período da tarde (13:01/19:00h) foi o mais freqüente com 37,2% e a seguir, o da noite (19:01/01:00h) com 28,3%. Os motociclistas chegaram mais no período das 13:01/19:00h (38,1%), o mesmo período foi apresentado pelos ciclistas (42,9%), os ocupantes de veículo distribuíram-se nos vários períodos analisados. Os pedestres chegaram predominantemente no período de 19:01/01:00h (47,1%).O domingo foi o dia da semana de maior freqüência (22,0%), seguido pela sexta-feira (15,5%) e segunda-feira (15,1%). A grande maioria das ocorrências foi na via pública (rua), seja nos motociclistas, ciclistas ou pedestre. Nos ocupantes de veículo o percentual de eventos na via pública (rodovia) foi mais elevado que nas demais vítimas. As vítimas chegaram ao PS, predominantemente, pelo APH do Corpo de Bombeiros.
URI: http://hdl.handle.net/123456789/249
???metadata.dc.type.dissertation???: Dissertação
Appears in Collections:Enfermagem: Coleção de Dissertações, Mestrado.

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