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Please use this identifier to cite or link to this item: http://hdl.handle.net/123456789/487

Title: Qualidade de vida de mulheres docentes de uma universidade particular do Vale do Paraíba
Authors: CARDOSO, Eliane Aquino de Menezes
???metadata.dc.advisor???: FERNANDES, Rosa Áurea Quintella
Keywords: Enfermagem
Mulheres
Trabalho Feminino
Qualidade de vida
Esgotamento Profissional
Issue Date: 2013
Series/Report no.: 616
C266q
Abstract: O estudo teve como objetivos identificar o Índice de Qualidade de Vida de mulheres docentes; verificar a influência das variáveis: carga horária semanal, número de empregos, número de filhos, situação conjugal, e renda familiar na QV destas mulheres; verificar sua vulnerabilidade ao estresse por meio da escala “Job Stress Scale” e correlacionar a qualidade de vida com o nível de estresse. Trata-se de estudo descritivo exploratório com abordagem quantitativa. A população foi constituída por 76 docentes do sexo feminino dos cursos de graduação da área da saúde de uma Universidade privada. Os dados foram coletados no período de setembro a novembro de 2010. Para a análise da aderência das variáveis contínuas dependentes e independentes à curva de distribuição normal foi realizado o teste de Kolmogrorov- Smirnov. Na associação entre QV e as variáveis foram realizados os testes: t-Student, ANOVA ou Kruskal-Wallis.Na correlação entre os domínios do Instrumento de QV e a Job Stress Scale utilizou-se o Coeficiente de Correlação de Spearman e, a confiabilidade dos domínios e QV Global foi avaliada pelo Coeficiente alfa de Cronbach. O perfil sociodemográfico das docentes evidenciou: média de idade de 42,7 anos (DP11,47), 68,4% eram casadas, com o companheiro (81,5%), média de filhos de 2,29 (DP1,14) e renda familiar acima de sete salários mínimos (77,6%).Quanto à titulação acadêmica 43,4% eram doutores e 39,4% mestres. A metade delas (50%) tinha um vínculo empregatício e 64,4% tem contrato de trabalho como horista. O tempo médio de deslocamento da casa para o trabalho foi de 2,25 horas (DP 1,46). A carga horária média diária de trabalho foi de 2,76 horas (DP1,04) e a semanal 5,81 horas (DP2,67). O índice de avaliação da QV Global das docentes foi de 23,45(DP 4,02), o domínio com maior escore foi o Família 25,91, (DP5,10) e o de menor foi o Saúde/Funcionamento 22,15, (DP4,53). Nas correlações dos domínios de QV das docentes houve diferença estatisticamente significante entre a situação empregatícia do companheiro no domínio Psicológico/ Espiritual (p= 0,036), no domínio Família (p=0,004) e na QV global (p=0,049). Houve correlações estatisticamente significantes entre a QV e a carga horária diária no domínio Saúde/Funcionamento (p=0,020) e na semanal (0,014). No domínio Família houve diferença estatisticamente significante na correlação com a idade dos filhos (p= 0,032). Quanto a vulnerabilidade ao estresse foi demonstrado que as docentes apresentaram escore maior para as dimensões controle (M=19,30) e apoio social (M= 19,30).Na associação entre o estresse ocupacional e a QV houve diferença estatisticamente significante em todos os domínios exceto nos domínios Família Demanda (p=0,39); Família Controle (p=0,60); Família Apoio Social (p=0,62) e entre a sub-dimensão autoridade sobre decisão e o domínio Psicológico/Espiritual (p=0,087).Os resultados permitem concluir que a QV das docentes é boa, que elas têm um bom relacionamento interpessoal e com a chefia e que seu nível de estresse ocupacional é baixo caracterizado por pouca demanda psicológica e muito controle.
URI: http://hdl.handle.net/123456789/487
Appears in Collections:Enfermagem: Coleção de Dissertações, Mestrado.

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