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Enfermagem: Coleção de Dissertações, Mestrado. >

Please use this identifier to cite or link to this item: http://hdl.handle.net/123456789/501

Title: Fatores que influenciam o desempenho acadêmico do estudante de graduação em enfermagem do centro universitário Módulo-Caraguatatuba - SP
Authors: ANJOS, Lidiane dos Anjos
???metadata.dc.advisor???: SILVA, Arlete
Keywords: Estudantes de enfermagem
Enfermagem
Desempenho acadêmico
Saúde do trabalhador
Issue Date: 2013
Series/Report no.: 616 A588f
Abstract: Este estudo, transversal, de campo com abordagem quantitativa, teve por objetivo identificar as variáveis sociodemográfica ¡ficas, de trabalho e de estudo dos alunos matriculados no Curso de Graduação em Enfermagem do Centro Universitário Modulo e correlacionar essas var iavés com o desempenho acadêmico desses estudantes. Os dados foram coletados com 271 estudantes por meio de questionário e formulário,para a autorização do Centro Universitário módulo de aprovação do Comité de ɉtica em Pesquisa da Universidade Guarulhos (Parecer n°43/2012). Pelos dados obtidos verifica-se que 233 (86,0%) alunos do sexo feminino, 113 (41,7%) com idade entre 25 e 35 anos, 182 (67,2%) brancos, 141 (52,0%) solteiros e 164 (60,5%) sem filhos; 113 (41,7%) residem com quarto ou mais pessoas e a renda familiar predominantes (N=91;33,6%) é de R$2001,00 a R$3000,00. A maioria (N=227;84,0%) trabalha, utilizando o Ԕnibus circular (N=70;30,8%) com maior frequência; 141(62,1%)alunos trabalham ma área da saúde, como auxilares ou técnicos de enfermagem (N=106; 46,7%) e o local de trabalho predominante (N=63; 44,7) é o hospital. A maioria (N=201;88,5%) tem um emprego, com vinculo empregatício (86,2%), cumprindo uma jornada de trabalho acima de 40 horas semanais (N=100;44,1%). Apenas 18,1% dos alunos ingressaram na faculdade imediatamente apenas o ensino médio, e a (50,2%) dedica até 2 horas de estudo por semana fora do horário de aula, 58,5% prefere prestar atenção as aula, 83,0% realiza as atividades acadêmica no prazo, 64,6% está¡ presente no inicio da aula, 69,0% não se ausenta durante as mesmas, 78,2% permanece até o final e 74,2% não costuma faltar; 55,0% dos alunos julgam não ter problemas que interfiram no desempenho acadêmico. Sobre o desempenho acadêmica 208 (76,8%) alunos média final boa e 10 (3,7%) ótima. As variáveis que tiveram relação significativa com o desempenho acadêmica positivamente foram: a situação conjugal: casado, turno de trabalho: tarde, o tempo que esperam para ingressar na faculdade: acima de 4 anos, as horas dedicadas ao estudo extraclasse: mais de 4 horas, atenção às aulas, presenta no inicio das aulas, não faltar nas aulas, atividades acadêmica entregues no prazo e existência de algum problema que interfira no seu desempenho acadêmico.
URI: http://hdl.handle.net/123456789/501
???metadata.dc.type.dissertation???: Dissertação
Appears in Collections:Enfermagem: Coleção de Dissertações, Mestrado.

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