DSpace About DSpace Software
 

TEDE  >
Teses e Dissertações >
Enfermagem: Coleção de Dissertações, Mestrado. >

Please use this identifier to cite or link to this item: http://hdl.handle.net/123456789/528

Title: O ensino das competências gerenciais na percepção dos docentes de um curso de graduação em enfermagem.
Authors: BARBOSA, Luciene Rodrigues
???metadata.dc.advisor???: PEREIRA, Luciene Lúcio
Keywords: Enfermagem
Curso de graduação
Competência profissional
Issue Date: 2014
Series/Report no.: 610.73 B238e
Abstract: Este estudo teve como objetivo conhecer a percepção dos docentes acerca do desenvolvimento das competências gerenciais nos discentes durante o curso de graduação em enfermagem. Constitui-se de uma pesquisa descritiva e exploratória com abordagem qualitativa, realizada em uma Universidade Privada do Município de Guarulhos. A coleta de dados ocorreu por meio de entrevista que seguiu um roteiro com questões norteadoras, após a autorização da instituição e aprovação do projeto pelo Comitê de Ética em Pesquisa da Univesidade Guarulhos (CAAE nº 02486012.6.0000.5506). O tratamento dos dados foi realizado por meio de análise de conteúdo. Os resultados possibilitaram a emersão de cinco categorias: I. Formação acadêmica voltada para a assistência de enfermagem; II. Importância da aquisição de conhecimento técnico-científico; III. Dificuldade do estudante em relação aos temas gerenciais; IV. Estratégias de ensino para aproximação da teoria com a prática; V. Competências gerenciais a serem desenvolvidas no futuro profissional. Os resultados apontam que os docentes reconhecem a importância do desenvolvimento das competências gerencias e, para isso, utilizam-se da relação estabelecida entre a teoria e a prática para facilitar o ensino-aprendizagem. Esta relação é mediada por estratégias didático-pedagógicas, adotadas pelos docentes em sala de aula e campo de estágio, para transmitir os conteúdos programados no plano de ensino e aprendizagem, a fim de favorecer o reconhecimento do desenvolvimento das competêncais gerenciais no graduando. Finalmente, quanto às competências e habilidades propostas pelas DCN/ENF, constatou-se que os docentes trabalham algumas competências necessárias para o desenvolvimento gerencial do enfermeiro (comunicação, tomada de decisão e planejamento), mas que a ausência de outras competências denota a complexidade e a abrangência das diretrizes, que podem não estar sendo abordadas durante o curso de graduação em enfermagem.
URI: http://hdl.handle.net/123456789/528
???metadata.dc.type.dissertation???: Dissertação
Appears in Collections:Enfermagem: Coleção de Dissertações, Mestrado.

Files in This Item:

File Description SizeFormat
Disserta����oMestrado_LucieneBarbosa_vers��o final_15102014.pdf1683KbAdobe PDFView/Open
Recommend this item

All items in DSpace are protected by copyright, with all rights reserved.

 

Valid XHTML 1.0! DSpace Software Copyright © 2002-2006 MIT and Hewlett-Packard - Feedback