TEDE >
Teses e Dissertações >
Enfermagem: Coleção de Dissertações, Mestrado. >
Please use this identifier to cite or link to this item:
http://hdl.handle.net/123456789/528
|
Title: | O ensino das competências gerenciais na percepção dos docentes de um curso de graduação em enfermagem. |
Authors: | BARBOSA, Luciene Rodrigues |
???metadata.dc.advisor???: | PEREIRA, Luciene Lúcio |
Keywords: | Enfermagem Curso de graduação Competência profissional |
Issue Date: | 2014 |
Series/Report no.: | 610.73 B238e |
Abstract: | Este estudo teve como objetivo conhecer a percepção dos docentes acerca do desenvolvimento das competências gerenciais nos discentes durante o curso de graduação em enfermagem. Constitui-se de uma pesquisa descritiva e exploratória com abordagem qualitativa, realizada em uma Universidade Privada do Município de Guarulhos. A coleta de dados ocorreu por meio de entrevista que seguiu um roteiro com questões norteadoras, após a autorização da instituição e aprovação do projeto pelo Comitê de Ética em Pesquisa da Univesidade Guarulhos (CAAE nº 02486012.6.0000.5506). O tratamento dos dados foi realizado por meio de análise de conteúdo. Os resultados possibilitaram a emersão de cinco categorias: I. Formação acadêmica voltada para a assistência de enfermagem; II. Importância da aquisição de conhecimento técnico-científico; III. Dificuldade do estudante em relação aos temas gerenciais; IV. Estratégias de ensino para aproximação da teoria com a prática; V. Competências gerenciais a serem desenvolvidas no futuro profissional. Os resultados apontam que os docentes reconhecem a importância do desenvolvimento das competências gerencias e, para isso, utilizam-se da relação estabelecida entre a teoria e a prática para facilitar o ensino-aprendizagem. Esta relação é mediada por estratégias didático-pedagógicas, adotadas pelos docentes em sala de aula e campo de estágio, para transmitir os conteúdos programados no plano de ensino e aprendizagem, a fim de favorecer o reconhecimento do desenvolvimento das competêncais gerenciais no graduando. Finalmente, quanto às competências e habilidades propostas pelas DCN/ENF, constatou-se que os docentes trabalham algumas competências necessárias para o desenvolvimento gerencial do enfermeiro (comunicação, tomada de decisão e planejamento), mas que a ausência de outras competências denota a complexidade e a abrangência das diretrizes, que podem não estar sendo abordadas durante o curso de graduação em enfermagem. |
URI: | http://hdl.handle.net/123456789/528 |
???metadata.dc.type.dissertation???: | Dissertação |
Appears in Collections: | Enfermagem: Coleção de Dissertações, Mestrado.
|
Files in This Item:
File |
Description |
Size | Format |
Disserta����oMestrado_LucieneBarbosa_vers��o final_15102014.pdf | | 1683Kb | Adobe PDF | View/Open |
|
All items in DSpace are protected by copyright, with all rights reserved.
|