TEDE >
Teses e Dissertações >
Enfermagem: Coleção de Dissertações, Mestrado. >
Please use this identifier to cite or link to this item:
http://hdl.handle.net/123456789/529
|
Title: | Educação continuada em enfermagem e a qualidade de assistência. |
Authors: | BARBOSA, Marli Reinaldo |
???metadata.dc.advisor???: | PEREIRA, Luciane Lúcio |
Keywords: | Assistência em enfermagem Educação continuada em enfermagem Qualidade em enfermagem |
Issue Date: | 2014 |
Series/Report no.: | 610.7301 B238e |
Abstract: | A Educação continuada em enfermagem busca promover melhorias nas ações para a qualidade da assistência. Diante desse critério o presente estudo teve como objetivo analisar como estão sendo desenvolvidas as atividades de educação continuada nas instituições hospitalares e sua relação com os índices de qualidade da assistência. A pesquisa foi de caráter descritivo, exploratório com abordagem qualitativa. Utilizou-se técnica de entrevista individual. Por meio da metodologia de analise do conteúdo, os resultados foram agrupados em três categorias: primeira categoria “Significado de educação continuada em enfermagem”; segunda categoria “Atividade da enfermeira de educação continuada em enfermagem” dividida nas subcategorias de treinamento na integração, treinamento por demanda, seleção e recrutamento e outros; terceira categoria “Determinantes da ação da enfermeira de educação continuada” descrito em duas subcategorias: modelo corporativo e serviço de atendimento ao cliente (SAC). O enfermeiro de educação continuada apresenta conceitos e processos considerados significativos de uma educação hospitalar que não parece ter como foco a qualidade da assistência, e sim o cumprimento de normas institucionais. Esta constatação deriva do próprio significado que dão à educação continuada, possível identificar a não convergência de entendimento sobre o conceito atribuído. O treinamento para a equipe de enfermagem foi enfatizado por todas, nos fazendo entender que o “treinar” faz parte integrante da atividade da Enfermeira de educação continuada. Outro processo é a diversidade de atividades exercidas pelo enfermeiro de educação continuada, que o impede de acompanhar e avaliar como a assistência é percebida pelo paciente. Desta forma, algumas das enfermeiras de educação continuada entrevistadas, demonstramram entender do processo de qualidade para a assistência, porém, não possuem uma avaliação critica e técnica das reais necessidades da equipe de enfermagem para melhoria dessa qualidade. Os resultados deste trabalho trouxeram implicações para as instituições hospitalares em relação à valorização do enfermeiro de educação continuada. Este, é um profissional qualificado, com um conhecimento abrangente da instituição e que pode contribuir estrategicamente, desde que tenha suas atividades melhor direcionadas, para a promoção da qualidade da assistência de enfermagem por meio do desenvolvimento das pessoas. |
URI: | http://hdl.handle.net/123456789/529 |
???metadata.dc.type.dissertation???: | Dissertação |
Appears in Collections: | Enfermagem: Coleção de Dissertações, Mestrado.
|
Files in This Item:
File |
Description |
Size | Format |
Marli Reinaldo Barbosa.pdf | | 2041Kb | Adobe PDF | View/Open |
|
All items in DSpace are protected by copyright, with all rights reserved.
|