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Enfermagem: Coleção de Dissertações, Mestrado. >

Please use this identifier to cite or link to this item: http://hdl.handle.net/123456789/529

Title: Educação continuada em enfermagem e a qualidade de assistência.
Authors: BARBOSA, Marli Reinaldo
???metadata.dc.advisor???: PEREIRA, Luciane Lúcio
Keywords: Assistência em enfermagem
Educação continuada em enfermagem
Qualidade em enfermagem
Issue Date: 2014
Series/Report no.: 610.7301 B238e
Abstract: A Educação continuada em enfermagem busca promover melhorias nas ações para a qualidade da assistência. Diante desse critério o presente estudo teve como objetivo analisar como estão sendo desenvolvidas as atividades de educação continuada nas instituições hospitalares e sua relação com os índices de qualidade da assistência. A pesquisa foi de caráter descritivo, exploratório com abordagem qualitativa. Utilizou-se técnica de entrevista individual. Por meio da metodologia de analise do conteúdo, os resultados foram agrupados em três categorias: primeira categoria “Significado de educação continuada em enfermagem”; segunda categoria “Atividade da enfermeira de educação continuada em enfermagem” dividida nas subcategorias de treinamento na integração, treinamento por demanda, seleção e recrutamento e outros; terceira categoria “Determinantes da ação da enfermeira de educação continuada” descrito em duas subcategorias: modelo corporativo e serviço de atendimento ao cliente (SAC). O enfermeiro de educação continuada apresenta conceitos e processos considerados significativos de uma educação hospitalar que não parece ter como foco a qualidade da assistência, e sim o cumprimento de normas institucionais. Esta constatação deriva do próprio significado que dão à educação continuada, possível identificar a não convergência de entendimento sobre o conceito atribuído. O treinamento para a equipe de enfermagem foi enfatizado por todas, nos fazendo entender que o “treinar” faz parte integrante da atividade da Enfermeira de educação continuada. Outro processo é a diversidade de atividades exercidas pelo enfermeiro de educação continuada, que o impede de acompanhar e avaliar como a assistência é percebida pelo paciente. Desta forma, algumas das enfermeiras de educação continuada entrevistadas, demonstramram entender do processo de qualidade para a assistência, porém, não possuem uma avaliação critica e técnica das reais necessidades da equipe de enfermagem para melhoria dessa qualidade. Os resultados deste trabalho trouxeram implicações para as instituições hospitalares em relação à valorização do enfermeiro de educação continuada. Este, é um profissional qualificado, com um conhecimento abrangente da instituição e que pode contribuir estrategicamente, desde que tenha suas atividades melhor direcionadas, para a promoção da qualidade da assistência de enfermagem por meio do desenvolvimento das pessoas.
URI: http://hdl.handle.net/123456789/529
???metadata.dc.type.dissertation???: Dissertação
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