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Please use this identifier to cite or link to this item: http://hdl.handle.net/123456789/564

Title: Denver II: influência de algumas variáveis sociodemográficas no desenvolvimento de crianças de uma instituição da rede privada de ensino.
Authors: AFONSO, Maria Heliana de Moura
???metadata.dc.advisor???: SABATÉS, Ana Llonch
Keywords: Desenvolvimento infantil
Enfermagem pediátrica
Saúde da criança
Issue Date: 2014
Series/Report no.: 610.73 A257d
Abstract: Trata-se de um estudo descritivo, exploratório, transversal e de campo, com abordagem quantitativa, que teve como objetivos avaliar o desenvolvimento de crianças de um a seis anos de idade de uma instituição de ensino da rede privada por meio do Denver II e associar os fatores sociodemográficos com os resultados do Denver II. Participaram do estudo 105 crianças matriculadas em uma instituição de ensino da rede privada, divididas em dois grupos, 49 no grupo colégio e 56 no grupo creche. Os resultados mostraram que, em relação às variáveis sociodemográficas da criança e dos pais, 53,6% das crianças da creche eram do sexo feminino e 55,1% do sexo masculino; 55,1% das crianças do colégio eram meninos e 44,9%, meninas; a média de idade das crianças do grupo creche foi 41,9 (DP 9,85 meses) e do grupo colégio 58,0 (DP 13,4 meses); 57,1% das crianças da creche foram amamentadas por um tempo inferior a seis meses e em 55,1% das crianças do colégio, o aleitamento materno foi além dos seis meses. A média de idade das mães das crianças do colégio foi 38,4 (DP 6,3 anos) e das mães das crianças da creche foi 30,7 (DP 6,0 anos); a média de anos de estudo das mães das crianças do colégio foi 17,8 (DP 4,1) e do pai 18,3 (DP 5,3) e a das mães das crianças da creche foi 10,3 (DP 3,3) e do pai 9,8 (DP 5,4), a maioria das mães em ambos os grupos eram casadas e trabalhavam. Em relação à avaliação do desenvolvimento por meio do Denver II, no grupo da creche foram identificadas 38 cautelas na linguagem; no pessoa social, 36 cautelas e 22 atrasos; no motor fino-adaptativo, 24 cautelas e oito atrasos; o teste de Denver II foi normal para 19 (33,9%) crianças da creche e questionável para 37 (66,1%); nas crianças do colégio, o teste foi normal para 40 (86,9%) e questionável para 9 (18,3%). Em relação à associação das variáveis sociodemográficas com o Denver II, normal e questionável, no grupo colégio, não houve associação estatisticamente significativa entre as variáveis e o Denver II e no grupo da creche, os anos de estudo da mãe (P-valor 0,0298) e o número de pessoas no domicílio (P-valor 0,0298) apresentaram associação significativamente estatística com o resultado do Denver II. Neste estudo ficou evidente a influência de algumas variáveis sociodemográficas sobre o desenvolvimento da criança em diferentes contextos socioeconômicos. Apesar de não haver associação estatisticamente significativa nas variáveis sociodemográficas, as crianças da creche apresentaram um desempenho inferior comparado ao desempenho das crianças do colégio em todas as áreas do desenvolvimento.
URI: http://hdl.handle.net/123456789/564
???metadata.dc.type.dissertation???: Dissertação
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