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Enfermagem: Coleção de Dissertações, Mestrado. >

Please use this identifier to cite or link to this item: http://hdl.handle.net/123456789/568

Title: Fatores que influenciam a percepção de docentes da graduação em enfermagem em relação às competências para o exercício da docência.
Authors: SANTOS, Cláudia Cristina Maciel dos
???metadata.dc.advisor???: ROSA, Ana Cláudia Giesbretch Puggina
Keywords: Competência profissional
Docentes de enfermagem
Ensino
Issue Date: 2014
Series/Report no.: 610.73 S237f
Abstract: Introdução: Neste universo de noções para o conceito de competência, pode se verificar que a sua aplicação não faz parte apenas do mundo empresarial, mas também do cenário da educação, mais precisamente do educador. Objetivos: (1) identificar os fatores que influenciam na percepção das competências para o exercício da docência e (2) comparar os fatores identificados que influenciam na percepção das competências com as características da amostra estudada. Método: Estudo descritivo, prospectivo, transversal com delineamento quantitativo. Os participantes foram 45 docentes do curso de graduação em enfermagem de quatro instituições privadas. Foram utilizados 2 instrumentos na coleta de dados: (1) caracterização da amostra (sexo, idade, estado civil, escolaridade, atuação profissional, tempo de trabalho na instituição e local de trabalho) e (2) Escala de Fatores que Influenciam na Percepção das Competências para o Exercício da Docência. Foram realizadas análise descritiva e inferencial, a probabilidade de erro adotada nos testes foi de p<0,05. Resultados: Os 45 docentes eram na maioria mulheres (n= 41; 91,1%) e tinham em média 44,2 anos (dp=±9,3). O escore médio total da Escala de fatores que influenciam na percepção das competências para o exercício da docência foi de 170,6 (dp=±13,7). Na comparação das variáveis com os domínios da Escala de fatores que influenciam na percepção das competências para o exercício da docência houve diferenças estatisticamente significativas no fator Habilidades Interpessoais na variável atuação na pós-graduação Lato Sensu (p-valor=0,0294) e o local de trabalho (p-valor=0,0019); no fator Abertura à Inovação com as variáveis atuação na pós-graduação Scricto Sensu (p-valor=0,0490); e no fator Apoio Proativo à Docência nas variáveis atuação na pós-graduação Scricto Sensu (p-valor=0,0497) e local de trabalho (p-valor=0,0223). Conclusão: Os docentes que participaram da pesquisa percebem os fatores tais como apoio institucional, habilidades interpessoais, capacidade didática pedagógica, abertura à inovação e apoio proativo à docência interferindo positivamente na percepção das suas competências. As variáveis atuar na pós-graduação e o local de trabalho foram determinantes na percepção das competências dos docentes estudados
URI: http://hdl.handle.net/123456789/568
???metadata.dc.type.dissertation???: Dissertação
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