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Please use this identifier to cite or link to this item: http://hdl.handle.net/123456789/590

Title: O brincar da criança hospitalizada na brinquedoteca hospitalar.
Authors: LIMA, Juselda de
???metadata.dc.advisor???: SABATÉS, Ana Llonch
Keywords: Jogos e brinquedos
Enfermagem pediátrica
Criança hospitalizada
Brinquedoteca hospitalar
Issue Date: 2014
Series/Report no.: 610.73 L732b
Abstract: A criança doente não pode deixar de brincar, pois corre o risco de ter seu desenvolvimento comprometido, bem como o seu equilíbrio emocional, uma vez que a brincadeira assegura o seu equilíbrio emocional e intelectual. Por meio do brincar, a criança exterioriza sentimentos, conceitos, pensamentos positivos e negativos, o que favorece na diminuição das angústias geradas por experiências incomuns como a doença e hospitalização. Trata-se de um estudo, descritivo, transversal e de campo, com abordagem quanti-qualitativa que teve por objetivo identificar os brinquedos escolhidos pelas crianças durante o brincar na brinquedoteca hospitalar, que facilitam a elaboração de situações relacionados à hospitalização, e conhecer os conteúdos expressos por elas durante o brincar na brinquedoteca hospitalar. Participaram do estudo 60 crianças hospitalizadas de três a 10 anos de idade, de dois hospitais da rede pública, situados no município de São Paulo. Os resultados mostraram que a maioria era de crianças pré-escolares (66%), sendo 53% do sexo feminino, e que 50% dessas crianças apresentavam afecções respiratórias. Dos conteúdos analisados durante o brincar, emergiram seis categorias: vivenciando a rotina do cotidiano habitual; necessitando do convívio com proteção dos pais; convivendo com os sintomas da doença; necessitando realizar procedimentos; percebendo os benefícios do tratamento e da hospitalização e, finalmente, convivendo com o sentimento da morte. O presente estudo mostrou que, quando a brinquedoteca dispõe de brinquedos que permitem simbolizar as situações do cotidiano doméstico e do hospital, as crianças podem obter benefícios desse recurso. Concluiu-se que os conteúdos expressos pelas crianças mostraram que elas vivenciam o cotidiano doméstico e hospitalar na brincadeira, e que esse o brincar na brinquedoteca hospitalar pode ajudar a criança a lidar com o medo dos procedimentos e a enfrentar o a hospitalização, pelo fato de que o brinquedo recreacional torna-se terapêutico quando promove o bem-estar psicossomático.
URI: http://hdl.handle.net/123456789/590
???metadata.dc.type.dissertation???: Dissertação
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