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Please use this identifier to cite or link to this item: http://hdl.handle.net/123456789/611

Title: O impacto da intervenção educativa no conhecimento de enfermeiros sobre avaliação, prevenção e classificação de úlceras por pressão
Authors: ADRIANI, Paula Arquioli
???metadata.dc.advisor???: CARVALHO, Viviane Fernandes de
Keywords: Úlcera por pressão
Enfermeiros
Avaliação de enfermagem
Issue Date: 2014
Series/Report no.: 610.73 A243i
Abstract: Esta pesquisa foi uma investigação com desenho do tipo antes e depois, por análise de dados quantitativa, a qual utilizou o Pressure Ulcer Knowledge Test (PUKT), com o objetivo de identificar o conhecimento de enfermeiros de um hospital público do município do Rio de Janeiro de maio a julho de 2014, sobre avaliação, classificação e prevenção de úlceras por pressão (UPP), antes e após a aplicação de uma intervenção educativa. Dos 84 enfermeiros participantes da pesquisa, após a randomização, 46 (54,8%) passaram a fazer parte do grupo experimental e receberam intervenção educativa antes de responder o questionário pela segunda vez e 38 (45,2%) não receberam por constituírem o grupo controle. Os resultados mostram que para o grupo Controle não houve diferença entre a média de conhecimento do grupo na aplicação das duas fases do questionário e para o grupo experimental houve um aumento estatisticamente significativo nos acertos após o treinamento do grupo. Este estudo mostra que a deficiência de conhecimento dos enfermeiros sobre prevenção, avaliação e classificação é real, mas após a intervenção educativa os resultados indicaram um efeito positivo nos valores de acertos globais, estando mais evidente nas respostas das questões sobre prevenção de UPP. Concluiu-se neste estudo que tanto na primeira quanto na segunda fase do estudo os enfermeiros do grupo experimental e do grupo controle conheciam mais sobre a prevenção de UPP do que sobre a avaliação e classificação e que as medidas educativas produziram um impacto positivo sobre o conhecimento dos enfermeiros sobre avaliação, prevenção e classificação de UPP, mas alguns estigmas continuam embutidos na cultura do profissional como o uso de produtos e técnicas inadequadas para a proteção da pele, falta de vigilância e avaliação da pele.
URI: http://hdl.handle.net/123456789/611
???metadata.dc.type.dissertation???: Dissertação
Appears in Collections:Enfermagem: Coleção de Dissertações, Mestrado.

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