DSpace About DSpace Software
 

TEDE  >
Teses e Dissertações >
Enfermagem: Coleção de Dissertações, Mestrado. >

Please use this identifier to cite or link to this item: http://hdl.handle.net/123456789/697

Title: Perfil do crescimento e desenvolvimento neuropsicomotor de crianças matriculadas em uma escola de educação infantil
Authors: SANTOS, Sueli Gonçalves dos
???metadata.dc.advisor???: SABATÉS, Ana Llonch
Keywords: Desenvolvimento infantil
Enfermagem pediátrica
Saúde da criança
Issue Date: 2017
Series/Report no.: 610.73 S237p
Abstract: Introdução: O crescimento e o desenvolvimento são eixos referenciais de atenção à criança. Sob os aspectos biológico, afetivo, psíquico e social são considerados excelentes indicadores de saúde e devem ser acompanhados, visando o alcance dos padrões desejados, de acordo com a idade da criança. O acompanhamento do crescimento e desenvolvimento da criança é a oportunidade para profissional de saúde analisar a saúde da criança de forma integrada e preditiva, realizar ações de promoção à saúde resolutivas e viabilizar a detecção precoce de alterações que são passíveis de intervenções. Objetivos: avaliar o crescimento e o desenvolvimento neuropsicomotor de crianças com idade entre 48 a 71meses, que frequentam uma escola de educação infantil da rede pública de ensino e associar os resultados da avaliação do desenvolvimento neuropsicomotor com as variáveis sociodemográficas e antropométricas. Método: trata-se de um estudo, exploratório, descritivo, transversal, de campo com abordagem quantitativa realizado em uma Escola Municipal de Educação Infantil (EMEI). Resultados: participaram deste estudo 68 crianças com idade média de 59,1(±6,3) meses com predomínio da faixa etária entre 51 e 60 meses sendo a maioria do sexo feminino (55,8%); a maioria das mães (83,8%) e dos pais 41(60,3%) cursou até o ensino médio; em relação à renda familiar 80,9% das famílias viviam com renda de um a três salários mínimos e 17,6% com menos de um salário mínimo; a análise dos escores Z mostrou que a maioria das crianças apresentou peso (79,4%) e estatura (75%) adequados para a idade; o índice de massa corpórea evidenciou que 72,1% das crianças eram eutróficas. Constatou-se que a maioria das crianças apresentou itens “normal” em todas as áreas do desenvolvimento e que o maior número de “cautelas” foi na área da linguagem e motor fino-adaptativo, ambas com 11,8%. Com isso, a maioria das crianças 57 (83,8%) teve Denver II normal e 11(16,1%) questionável. Houve associação da escolaridade da mãe com desenvolvimento “motor fino-adaptativo” (p- valor 0,026) e motor grosso (p-valor 0,020). Conclusão: o acompanhamento do crescimento e desenvolvimento da criança entre 48 a 71 meses de idade foi de extrema importância, para detectar déficits no crescimento e desenvolvimento e possibilitar a recuperação das crianças diante do déficit/atraso.
URI: http://hdl.handle.net/123456789/697
???metadata.dc.type.dissertation???: Dissertação
Appears in Collections:Enfermagem: Coleção de Dissertações, Mestrado.

Files in This Item:

File Description SizeFormat
SUELI GON��ALVES DOS SANTOS.pdf2097KbAdobe PDFView/Open
Recommend this item

All items in DSpace are protected by copyright, with all rights reserved.

 

Valid XHTML 1.0! DSpace Software Copyright © 2002-2006 MIT and Hewlett-Packard - Feedback