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http://hdl.handle.net/123456789/698
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Title: | Motivação de alunos no uso de tecnologia digital da informação e comunicação na educação a distância |
Authors: | ANTUNES, Fernanda Regina |
???metadata.dc.advisor???: | ROSA, Ana Cláudia Giesbrecht Puggina |
Keywords: | Educação a Distância Educação Superior Tecnologia Educacional Tecnologia da Informação Comunicação |
Issue Date: | 2018 |
Series/Report no.: | 610.73 A636m |
Abstract: | Introdução:As Tecnologias Digitais da Informação e Comunicação (TDIC) podem ser utilizadas de diversas formas e em diferentes contextos;no entanto, na educação ela se consolida no processo de ensino-aprendizagem na Educação a distância (EaD). Objetivos:(1) Identificar a motivação no uso de TDIC em disciplinas totalmente a distância; (2) Avaliar se características socioeconômicas interferem na motivação no uso de TDIC; e (3) Avaliar se o acesso e as experiências com tecnologias digitais interferem na motivação no uso de TDIC.Método:Estudo analítico, transversal, observacional,quantitativo.Foi aplicada a Escala de Avaliação de Fatores de Motivação com Relação à Integração das Tecnologias de Informação e Comunicação ao Ensino (EMITICE) e um questionário com características socioeconômicas e informações sobre experiência com tecnologias digitais (uso diário de TDIC e experiência em EaD).Os participantes da pesquisa foram alunos dos cursos de graduação da Biomedicina, Farmácia, Enfermagem e Educação Física de uma Instituição de Ensino Superior Privada do estado de São Paulo.Resultados:A amostra do estudo foi constituída de 713 alunos, sendo a maioria do sexo feminino (64,6%), solteira (70,0%) e renda entre 1 e 3 salários mínimos (52,2%). O escore médio da EMITICE foi de 78,5 (±20,4). A desmotivação foi influenciada pelo estado civil e pelo curso em andamento. A renda familiar interferiu no controle externo e no controle interno. O semestre que está sendo cursado pelo participante interferiu no controle externo, controle interno, controle por identificação e na motivação intrínseca.O espaço para os estudos interferiu no controle externo, controle interno e motivação intrínseca. A maneira que o aluno aprende melhor interferiu no controle externo e na motivação intrínseca. A vontade do aluno de fazer ou não um curso a distância interferiu em4 dos 5 fatores da EMITICE. A maneira que o aluno utiliza a internet quando pretende estudar interferiu no controle interno, controle por identificação e na motivação intrínseca. Conclusões:Neste estudo a motivação dos alunos foi de baixa a moderada, sentindo-se desmotivados por terem a impressão de perda de tempo, bem como não compreenderam a relevância de aprender e utilizar TDIC nos trabalhos e aulas. |
URI: | http://hdl.handle.net/123456789/698 |
???metadata.dc.type.dissertation???: | Dissertação |
Appears in Collections: | Enfermagem: Coleção de Dissertações, Mestrado.
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