TEDE >
Teses e Dissertações >
Análise Geoambiental: Coleção de Dissertações, Mestrado >
Please use this identifier to cite or link to this item:
http://hdl.handle.net/123456789/715
|
Title: | Modelagem realizada em caixa de areia e sua aplicação na educação das Ciências da Terra |
Authors: | CILLO, Adriano Marchetti |
???metadata.dc.advisor???: | FERREIRA, Anderson Targino da Silva |
Keywords: | Geociências Processamento Computacional Realidade Virtual Caixa de Areia |
Issue Date: | 2019 |
Series/Report no.: | 551.4 C572m |
Abstract: | No século XIX a análise das condições físicas do ambiente era feita através de mapas ou
outros documentos impressos, além de visitas em campo, entretanto essa análise não possuía
praticidade em demostrar fisicamente seus processos devido ao alto custo das visitas.
Conforme o desenvolvimento da tecnologia computacional (Hardware e Software), surgiu a
possibilidade do aprofundamento dessas pesquisas e um melhor entendimento do meio físico.
Nesse sentido, a Realidade Virtual - RV e Realidade Aumentada - RA mostrou-se de grande
valia nesse processo, pois utiliza conceitos atuais de tecnologia com o processamento em
tempo real. Assim, esta pesquisa tem como objetivo o uso da RA no estudo da educação de
geociências. Com a utilização de um dispositivo denominado “Caixa de Areia de Realidade
Aumentada - CARA” no ensino de práticas didáticas que envolvam conceitos de: 1) Formas e
classificação do relevo; 2) Bacia hidrográfica; 3) Estruturas geológicas associadas ao relevo.
Como resultados, obtém-se a melhoria no aprendizado tornando o aluno próprio autor do seu
conhecimento e o professor um mediador do seu estudo. |
URI: | http://hdl.handle.net/123456789/715 |
???metadata.dc.type.dissertation???: | Dissertação |
Appears in Collections: | Análise Geoambiental: Coleção de Dissertações, Mestrado
|
Files in This Item:
File |
Description |
Size | Format |
ADRIANO MARCHETTI CILLO.pdf | | 65529Kb | Adobe PDF | View/Open |
|
All items in DSpace are protected by copyright, with all rights reserved.
|