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Please use this identifier to cite or link to this item: http://hdl.handle.net/123456789/788

Title: Competências para promoção da saúde de estudantes de graduação: foco na compreensão dos usuários do projeto praia sem barreiras
Authors: CAHÚ, Fabiana Gonçalves de Mello
???metadata.dc.advisor???: OLIVEIRA, Alfredo Almeida Pina de
Keywords: Promoção da Saúde
Pessoas com Deficiência
Educação Baseada em Competências
Estudantes de Ciências da Saúde
Relações Comunidade-Instituição
Issue Date: 2019
Series/Report no.: 610.73 C132c
Abstract: Introdução: A Política Nacional de Promoção da Saúde recomenda o desenvolvimento de práticas inclusivas, participativas e socioambientais para garantir o acesso equitativo de pessoas com deficiência ou com mobilidade reduzida a diferentes espaços públicos. Iniciativas para promover atividades de saúde, lazer e turismo com enfoque na utilização das praias podem contribuir para a qualidade de vida e o exercício da cidadania. Nesse sentido, o Projeto Praia sem Barreiras representa uma ação extensionista interdisciplinar e intersetorial que proporciona banho de mar assistido, atividades recreativas e desportivas. Objetivo: Analisar a compreensão dos usuários do Projeto Praia sem Barreiras sobre as práticas de Promoção da Saúde desenvolvidas pelos estudantes de graduação em saúde. Método: Pesquisa qualitativa, exploratória, realizada entre dezembro de 2018 a abril de 2019, que teve como cenário o Projeto Praia sem Barreiras(PSB) na praia de Boa Viagem em Recife (PE). Foram realizadas entrevistas semiestruturadas com 10 usuários regulares do PSB. Adotou-se a análise temática do conteúdo transcrito com base no referencial teórico-operacional Developing Competencies and Profissional Standards for Health Promotion Capacity Building in Europe (Comp HP), com base na seguinte pergunta norteadora: Como os usuários do Projeto Praia sem Barreiras compreendem as ações de Promoção da Saúde desenvolvidas pelos estudantes de graduação (acadêmicos) partícipes? Resultados: Emergiram seis categorias:1. Dedicação dos acadêmicos atuantes no Projeto Praia sem Barreiras; 2. Qualificação técnica dos acadêmicos que atuam no Projeto Praia sem Barreiras; 3. Emoção durante o contato com o mar; 4. Projeto Praia sem Barreiras promove saúde por melhorar a condição mental; 5. Orientações dadas pelos usuários aos acadêmicos como futuros profissionais; 6. Opiniões acerca do Projeto Praia sem Barreiras.Os usuários do PSB indicam a necessidade dos acadêmicos se qualificarem para atuar com mais segurança ao promover a saúde de pessoas com deficiência ou mobilidade reduzida e evidenciam os domínios “possibilidade de mudanças”, “comunicação” e “parceria” decorrentes da atuação discente neste projeto. Conclusão: O Projeto Praia sem Barreiras pode contribuir para desenvolvimento de competências para promover a saúde das pessoas com deficiência ou com mobilidade reduzida na formação em graduação dos cursos de saúde, em especial, no contexto de uma ação extensionista e intersetorial com ênfase na praia como um ambiente favorável à saúde, à inclusão social e ao exercício de cidadania.
URI: http://hdl.handle.net/123456789/788
???metadata.dc.type.dissertation???: Dissertação
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