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Please use this identifier to cite or link to this item: http://hdl.handle.net/123456789/796

Title: Avaliação das competências andragógicas dos docentes do nível técnico de enfermagem
Authors: PRADO, Rejane Faria Habyak
???metadata.dc.advisor???: FREITAS, Noélle Oliveira
Keywords: Competência profissional
Docentes de enfermagem
Educação profissionalizante
Educação em Enfermagem
Enfermagem
Issue Date: 2020
Series/Report no.: 610.73 P896a
Abstract: Introdução: O termo andragogia é utilizado para nomear a educação com adultos, de acordo com a concepção de que adultos e crianças aprendem de maneiras diferentes. As competências docentes são desenvolvidas continuamente, ao longo da carreira docente, por meio de conhecimentos prévios e pela aquisição de novos conhecimentos, sendo influenciadas pela sociedade e pelas instituições de ensino nas quais estes profissionais atuam. A docência na educação profissional de nível técnico representa um relevante campo de atuação para o enfermeiro, e, assim, torna-se importante compreender quais as competências andragógicas desse profissional, pois enfermeiros recém-formados atuam como docentes muitas vezes sem preparo prévio para o exercício da docência, o que pode comprometer significativamente a qualidade do ensino. Objetivo: Identificar como o enfermeiro docente do nível técnico de enfermagem avalia as suas competências andragógicas como facilitador de aprendizagem, para o exercício da docência. Método: Estudo descritivo, de corte transversal com abordagem quantitativa, desenvolvido com 73 enfermeiros docentes em uma instituição de nível técnico de enfermagem do Estado de São Paulo. O projeto foi aprovado pelo Comitê de Ética em Pesquisa. Todos os participantes assinaram o Termo de Consentimento Livre e Esclarecido. Os dados foram coletados, no período de setembro a dezembro de 2019. O convite e os instrumentos foram enviados por e-mail. Os participantes responderam ao questionário de caracterização da amostra e à Escala de Classificação Autodiagnóstica de Competências para o Papel do Educador/Instrutor de Adultos pelo Google Forms®. Os dados foram analisados no software Stata® versão 15.0, e foi utilizado teste Wilcoxon para identificar a existência de diferenças estatisticamente significantes entre os resultados do nível atual e do nível desejado, em cada item e domínio. O nível de significância adotado para todos os testes foi de 0,05. Resultados: Dos 73 docentes, 53 (72,6%) eram do sexo feminino, 51 (69,9%) tinham entre 31 e 45 anos, 51 (69,5%) trabalhavam de 30 a 40 horas semanais, 67 (91,8%) ministravam aulas teóricas e estágios. O tempo de atuação como docente variou entre 1 e 38 anos com média de 9,7 anos (DP = 6,3). Em relação à formação, 50 (68,5%) docentes eram especialistas, sendo 32 (43,8%) especialistas em docência. Os resultados da Escala de Classificação Autodiagnóstica de Competências para o Papel do Educador/Instrutor de Adultos apresentaram valores de médias aproximados para o nível de competência atual (A) e o desejado (D). Para o nível de competência atual (A), os domínios II “Design e aplicação de experiências de aprendizagem” e IV “Selecionar métodos, técnicas e materiais” apresentaram maiores médias com valor semelhante de 3,3 (DP = 0,8). Já o domínio III “Auxiliar aprendizes a ser autodirigidos” apresentou menor média para o nível de competência atual (A), no valor de 3,0 (DP = 0,9). Para o nível de competência desejado (D), o domínio IV “Selecionar métodos, técnicas e materiais” apresentou maior média, no valor de 4,6 (DP = 0,9). Menores médias foram identificadas nos domínios I “Estrutura conceitual e teórica da aprendizagem de adultos” e III “Auxiliar aprendizes a ser autodirigidos”, no valor de 4,4 (DP = 0,8). Foi identificada associação estatisticamente significante somente entre as médias dos domínios do nível de competência desejado entre os docentes (p = 0,028). Conclusões: Em geral, os participantes afirmaram encontrar-se entre o nível baixo e moderado de competência, em todos os itens avaliados, já no nível desejado a maioria relatou que desejaria estar em um nível mais elevado de conhecimento. O estudo apresenta grande relevância, tendo como característica a inovação, posto que não há disponível na literatura qualquer estudo que avalie as competências andragógicas dos docentes de enfermagem do nível técnico. Além disso, acredita-se que este estudo poderá contribuir para o planejamento de programas de desenvolvimento de docentes e de instituições de ensino de nível técnico, no tocante às competências importantes para melhorar o desempenho de docentes e discentes.
URI: http://hdl.handle.net/123456789/796
???metadata.dc.type.dissertation???: Dissertação
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