TEDE >
Teses e Dissertações >
Enfermagem: Coleção de Dissertações, Mestrado. >
Please use this identifier to cite or link to this item:
http://hdl.handle.net/123456789/838
|
Title: | Processo ensino-aprendizagem da liderança na graduação de enfermagem |
Authors: | SANTOS, Andreia Aparecida de Paula |
???metadata.dc.advisor???: | OLIVEIRA, Alfredo Almeida Pina de |
Keywords: | Liderança Ensino Superior Tecnologia Educacional Estudantes de Enfermagem Enfermagem |
Issue Date: | 2020 |
Series/Report no.: | 610.73 S237r |
Abstract: | Introdução: A transversalidade do exercício da liderança no processo ensino-aprendizagem de acadêmicos de enfermagem torna-se essencial para o preparo de futuros profissionais alinhados ao fortalecimento de ações para incrementar a qualidade dos serviços de saúde. Objetivos: Analisar o significado da liderança na realização de um projeto acadêmico na graduação em enfermagem. Método: Pesquisa qualitativa, descritiva e exploratória, derivada de um projeto de construção de histórias em quadrinhos relacionadas à Aprendizagem Baseada em Projetos, na disciplina de Saúde do Trabalhador do Curso de Graduação em Enfermagem de uma universidade particular de Guarulhos (SP). Foram realizadas entrevistas semiestruturadas e foi aplicado um questionário sociodemográfico. Participaram 18 estudantes de graduação em enfermagem, sendo 10 do período matutino e 8 do período noturno. Complementarmente, analisou-se o Projeto Pedagógico do Curso de graduação para identificar potenciais situações para o ensino da liderança. A coleta de dados ocorreu entre outubro e dezembro de 2019. De modo dedutivo, adotou-se a modalidade temática da análise de conteúdo à luz das teorias da Liderança Situacional e da Liderança Transformacional. O presente estudo foi aprovado por Comitê de Ética em Pesquisa, conforme CAAE 06116818.4.0000.5506. Resultados: As categorias temáticas identificadas foram: Direção, Orientação, Apoio, Autonomia, Idealizador e influenciador, Inspirador e motivador, Estimulação intelectual e Consideração individualizada. Constataram-se elementos para o desenvolvimento da liderança em 5 estágios supervisionados, 3 disciplinas obrigatórias e 1 disciplina optativa do curso de graduação em enfermagem. Conclusão: A graduação em enfermagem representa uma oportunidade para o desenvolvimento inicial e contínuo da liderança, por meio de projetos inovadores, desafiadores, colaborativos e promotores da aprendizagem significativa. |
URI: | http://hdl.handle.net/123456789/838 |
???metadata.dc.type.dissertation???: | Dissertação |
Appears in Collections: | Enfermagem: Coleção de Dissertações, Mestrado.
|
Files in This Item:
File |
Description |
Size | Format |
ANDREIA APARECIDA DE PAULA SANTOS.pdf | | 925Kb | Adobe PDF | View/Open |
|
All items in DSpace are protected by copyright, with all rights reserved.
|