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Please use this identifier to cite or link to this item: http://hdl.handle.net/123456789/841

Title: Avaliação da compreensão do paciente cirúrgico sobre orientações de alta
Authors: SILVA, Juliana Rodrigues da
???metadata.dc.advisor???: SANTOS, Maiara Rodrigues dos
Keywords: Alta do Paciente
Comunicação em Saúde
Segurança do Paciente
Comunicação não Verbal
Hospitalização
Issue Date: 2019
Series/Report no.: 610.73 S586a
Abstract: Introdução: A comunicação é um instrumento crucial no processo de orientação de alta de pacientes, para redução de eventos adversos, melhoria na segurança do paciente e adequada continuidade do cuidado. Falhas na comunicação e no encaminhamento aos serviços de atenção primária, após a saída do hospital, são as principais dificuldades encontradas no processo de alta hospitalar. Objetivos: Avaliar a compreensão do paciente cirúrgico sobre as orientações de alta e verificar se as características socioeconômicas e os dados hospitalares interferem na compreensão do paciente cirúrgico sobre as orientações de alta hospitalar. Método: Trata-se de um estudo quantitativo, descritivo e exploratório realizado em uma unidade cirúrgica de um hospital público de média complexidade, situado no estado de Pernambuco. A amostra foi composta por conveniência com 152 pacientes internados na unidade cirúrgica e que haviam recebido orientações de alta hospitalar pela equipe. Os dados foram coletados de março a maio de 2019. Foram coletados dados sociodemográficos e aplicada a “Escala de Avaliação da Compreensão do Paciente sobre Orientações de Alta”, construída e validada no Brasil, que mensura o processo de comunicação entre profissionais e pacientes em relação às orientações de alta hospitalar. Foram realizadas análises descritivas e inferenciais dos dados quantitativos. A verificação da normalidade dos dados foi realizada pelo teste de Shapiro-Wilk. Resultados: Foi verificada discrepância significativa entre as médias da compreensão referida pelo paciente (99,62 ± 3,66) e da compreensão observada pelo pesquisador (51,40 ± 5,05). Houve associação estatisticamente significativa entre a escolaridade e o escore de compreensão referida (p=0,002), bem como com os fatores “compreensão sobre medicamentos” (p=0,002), “compreensão sobre tratamento e diagnóstico” (p=0,002) e “compreensão sobre o retorno” (p=0,045). Este último fator também apresentou correlação estatisticamente significativa com a renda mensal (p=0,005). Conclusão: Este estudo identificou diferenças entre a avaliação da compreensão referida pelo paciente e dos sinais não verbais analisados na compreensão observada pelo pesquisador. Também demonstrou que o nível de escolaridade e a renda mensal familiar estão associados ao processo de compreensão dos pacientes sobre as orientações de alta hospitalar. A aplicação de um instrumento para avaliação da compreensão de pacientes pode beneficiar o planejamento de alta de hospitalar, pois possibilita acessar a qualidade da troca de informações no processo de orientação de alta, norteando a equipe interdisciplinar para aprimoramento da comunicação e para garantia da segurança do paciente. Os resultados deste estudo contribuem para compreender variáveis que podem interferir no processo de orientação de alta hospitalar e que devem ser levadas em consideração no planejamento do cuidado.
URI: http://hdl.handle.net/123456789/841
???metadata.dc.type.dissertation???: Dissertação
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