TEDE >
Teses e Dissertações >
Enfermagem: Coleção de Dissertações, Mestrado. >
Please use this identifier to cite or link to this item:
http://hdl.handle.net/123456789/851
|
Title: | Falar em público e competência em comunicação interpessoal de discentes de enfermagem no ambiente universitário |
Authors: | GRILO, Adriana Pereira da Silva |
???metadata.dc.advisor???: | ROSA, Ana Cláudia Giesbrecht Puggina |
Keywords: | Fala Comunicação Relações interpessoais Estudantes Enfermagem Educação Superior |
Issue Date: | 2018 |
Series/Report no.: | 610.73 G859f |
Abstract: | Introdução: Falar em público é uma situação na qual muitas pessoas
demonstram dificuldade e falta de habilidade, tendo sido considerada um
importante estressor psicossocial, por despertar insegurança, medo e
ansiedade. Objetivos: Correlacionar a competência em comunicação
interpessoal e o traço de ansiedade dos discentes com a autoavaliação ao falar
em público; correlacionar o traço de ansiedade dos discentes com a competência
em comunicação interpessoal; associar experiências acadêmicas de oratória e
sentimentos percebidos pelos discentes nessas situações com a autoavaliação
ao falar em público e associar características sociais com a competência em
comunicação interpessoal. Método: Estudo transversal quantitativo realizado
com discentes do curso de graduação em Enfermagem de duas instituições de
Ensino Superior privadas. Foram utilizados quatro instrumentos: um instrumento
de caracterização do participante da pesquisa, a parte Traço do Inventário de
Ansiedade Traço-Estado, a Escala de Competência em Comunicação
Interpessoal e a Escala para Autoavaliação ao Falar em Público. Resultados: A
amostra do estudo foi constituída de 613 discentes com média de idade de 25,53
(±7,93). Quanto maior a idade e a competência em comunicação interpessoal,
melhor é a autoavaliação ao falar em público. Quanto maior a ansiedade, pior é
a autoavaliação. Timidez, ansiedade, sensação de medo e preparar a
apresentação de última hora foram variáveis que influenciaram negativamente a
autoavaliação do falar em público. Timidez e ansiedade mostraram-se variáveis
negativas em relação à competência em comunicação interpessoal.
Conclusões: Os achados evidenciam a importância da comunicação para o
bom desempenho do falar em público e apontam para a influência do traço de
ansiedade no falar em público e na competência em comunicação. |
URI: | http://hdl.handle.net/123456789/851 |
???metadata.dc.type.dissertation???: | Dissertação |
Appears in Collections: | Enfermagem: Coleção de Dissertações, Mestrado.
|
Files in This Item:
File |
Description |
Size | Format |
ADRIANA PEREIRA DA SILVA GRILO.pdf | | 3196Kb | Adobe PDF | View/Open |
|
All items in DSpace are protected by copyright, with all rights reserved.
|