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Please use this identifier to cite or link to this item: http://hdl.handle.net/123456789/851

Title: Falar em público e competência em comunicação interpessoal de discentes de enfermagem no ambiente universitário
Authors: GRILO, Adriana Pereira da Silva
???metadata.dc.advisor???: ROSA, Ana Cláudia Giesbrecht Puggina
Keywords: Fala
Comunicação
Relações interpessoais
Estudantes
Enfermagem
Educação Superior
Issue Date: 2018
Series/Report no.: 610.73 G859f
Abstract: Introdução: Falar em público é uma situação na qual muitas pessoas demonstram dificuldade e falta de habilidade, tendo sido considerada um importante estressor psicossocial, por despertar insegurança, medo e ansiedade. Objetivos: Correlacionar a competência em comunicação interpessoal e o traço de ansiedade dos discentes com a autoavaliação ao falar em público; correlacionar o traço de ansiedade dos discentes com a competência em comunicação interpessoal; associar experiências acadêmicas de oratória e sentimentos percebidos pelos discentes nessas situações com a autoavaliação ao falar em público e associar características sociais com a competência em comunicação interpessoal. Método: Estudo transversal quantitativo realizado com discentes do curso de graduação em Enfermagem de duas instituições de Ensino Superior privadas. Foram utilizados quatro instrumentos: um instrumento de caracterização do participante da pesquisa, a parte Traço do Inventário de Ansiedade Traço-Estado, a Escala de Competência em Comunicação Interpessoal e a Escala para Autoavaliação ao Falar em Público. Resultados: A amostra do estudo foi constituída de 613 discentes com média de idade de 25,53 (±7,93). Quanto maior a idade e a competência em comunicação interpessoal, melhor é a autoavaliação ao falar em público. Quanto maior a ansiedade, pior é a autoavaliação. Timidez, ansiedade, sensação de medo e preparar a apresentação de última hora foram variáveis que influenciaram negativamente a autoavaliação do falar em público. Timidez e ansiedade mostraram-se variáveis negativas em relação à competência em comunicação interpessoal. Conclusões: Os achados evidenciam a importância da comunicação para o bom desempenho do falar em público e apontam para a influência do traço de ansiedade no falar em público e na competência em comunicação.
URI: http://hdl.handle.net/123456789/851
???metadata.dc.type.dissertation???: Dissertação
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