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http://hdl.handle.net/123456789/870
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Title: | Competências de promoção da saúde de estudantes participantes do projeto praia sem barreiras |
Authors: | MIRANDA, Fellipe Eugênio Soares |
???metadata.dc.advisor???: | OLIVEIRA, Alfredo Almeida Pina de |
Keywords: | Promoção da Saúde Estudantes de Ciências da Saúde Relações Comunidade-Instituição Pessoas com Deficiência Ensino Superior Praias |
Issue Date: | 2019 |
Series/Report no.: | 610.73 M672c |
Abstract: | Introdução: Promover a saúde de pessoas com deficiência (PCD) representa um imperativo técnico, ético e político na formação de competências de promoção da saúde de futuros profissionais de saúde. Objetivo: Identificar as competências de Promoção da Saúde desenvolvidas em estudantes de graduação participantes do projeto Praia Sem Barreiras. Método: Estudo de caso único e incorporado, descritivo e exploratório, baseado no referencial teórico e operacional denominado Competencies for Health Promotion (CompHP). Utilizaram-se entrevistas semiestruturadas e a análise das ementas de 61 disciplinas dos cursos graduação em Enfermagem e de 63 disciplinas do curso de graduação em Fisioterapia de um centro universitário privado em Recife (PE). Foram entrevistados sete estudantes de graduação participantes do projeto Praia Sem Barreiras (PSB). Adotou-se a modalidade temática da análise de conteúdo de Bardin para a compreensão do corpus de estudo. Resultados: Emergiram seis temas, a saber: “Valorizar as interações e relacionamentos interpessoais”; “Perceber a própria motivação em participar”; “Realizar boas práticas no âmbito da praia”; “Sentir-se satisfeito com as devolutivas dos usuários”; “Propor melhorias possíveis” e “Manter uma postura proativa”. Nas ementas das disciplinas de Enfermagem e Fisioterapia foi identificado que o curso de Enfermagem possui mais disciplinas potencialmente relacionadas e específicas em relação ao CompHP, apresentando maior número de domínios em comparação ao curso de Fisioterapia. Considerações finais: O projeto Praia Sem Barreias se apresenta como um bom aliado ao desenvolvimento de competências de Promoção da Saúde dos estudantes do curso de graduação de Enfermagem e Fisioterapia. |
URI: | http://hdl.handle.net/123456789/870 |
???metadata.dc.type.dissertation???: | Dissertação |
Appears in Collections: | Enfermagem: Coleção de Dissertações, Mestrado.
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