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Please use this identifier to cite or link to this item: http://hdl.handle.net/123456789/871

Title: Percepções de graduandos em saúde sobre o cuidado das minorias sexuais e de gênero
Authors: FARIA, Jane Grace Andrade de
???metadata.dc.advisor???: OLIVEIRA, Alfredo Almeida Pina de
Keywords: Minorias Sexuais e de Gênero
Ensino Superior
Relações Interprofissionais
Estudantes de Ciências da Saúde
Educação em Enfermagem
Issue Date: 2019
Series/Report no.: 610.73 F224p
Abstract: Introdução: O acesso de gays, lésbicas, bissexuais, travestis, transgêneros, intersexos, queer e assexuais, (LGBT+), aos serviços de saúde apresenta iniquidades, violações de direitos humanos e outras barreiras impostas por uma hegemonia cisheteronormativa. Abordar temas relacionados à saúde da população LGBT+ representa um desafio para a formação em cursos de graduação em saúde. Objetivo: Analisar as percepções de graduandos da área de saúde durante a sua formação para o cuidado relacionado às minorias sexuais e de gênero. Método: Trata-se de uma pesquisa transversal, descritiva e exploratória, fundamentada na Política Nacional de Saúde Integral de Lésbicas, Gays, Bissexuais, Travestis e Transexuais. Participaram 262 estudantes de graduação em saúde de duas Instituições de Ensino Superior no Estado de São Paulo. Resultados: Os estudantes de graduação em saúde referiram ter contato com temas relacionados às minorias sexuais e de gênero durante sua formação (77,8%) e se sentir preparados para cuidar da população LGBT+ (73,5%). Na complementaridade entre a análise temática e lexical, emergiram duas categorias: “saber lidar com as minorias sexuais e de gênero” composta por “promover um cuidado integral respeitoso”, “incentivar ações educativas empáticas”, “enfatizar a saúde sexual” e “incluir gênero e orientação sexual na formação em saúde” e “tornar-se um profissional de saúde aberto à diversidade humana” constituída por “ajudar a superar o preconceito”, “contribuir para enfrentar a violência” e “manter a ética profissional na abordagem individual e familiar”. Conclusão: As contribuições estudantis indicam necessidades de aprendizagem para desenvolver e implementar conteúdos e estratégias que fortaleçam a construção de competências sensíveis ao cuidado das minorias sexuais e de gênero desde o ensino superior em saúde.
URI: http://hdl.handle.net/123456789/871
???metadata.dc.type.dissertation???: Dissertação
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