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http://hdl.handle.net/123456789/871
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Title: | Percepções de graduandos em saúde sobre o cuidado das minorias sexuais e de gênero |
Authors: | FARIA, Jane Grace Andrade de |
???metadata.dc.advisor???: | OLIVEIRA, Alfredo Almeida Pina de |
Keywords: | Minorias Sexuais e de Gênero Ensino Superior Relações Interprofissionais Estudantes de Ciências da Saúde Educação em Enfermagem |
Issue Date: | 2019 |
Series/Report no.: | 610.73 F224p |
Abstract: | Introdução: O acesso de gays, lésbicas, bissexuais, travestis, transgêneros, intersexos, queer e assexuais, (LGBT+), aos serviços de saúde apresenta iniquidades, violações de direitos humanos e outras barreiras impostas por uma hegemonia cisheteronormativa. Abordar temas relacionados à saúde da população LGBT+ representa um desafio para a formação em cursos de graduação em saúde. Objetivo: Analisar as percepções de graduandos da área de saúde durante a sua formação para o cuidado relacionado às minorias sexuais e de gênero. Método: Trata-se de uma pesquisa transversal, descritiva e exploratória, fundamentada na Política Nacional de Saúde Integral de Lésbicas, Gays, Bissexuais, Travestis e Transexuais. Participaram 262 estudantes de graduação em saúde de duas Instituições de Ensino Superior no Estado de São Paulo. Resultados: Os estudantes de graduação em saúde referiram ter contato com temas relacionados às minorias sexuais e de gênero durante sua formação (77,8%) e se sentir preparados para cuidar da população LGBT+ (73,5%). Na complementaridade entre a análise temática e lexical, emergiram duas categorias: “saber lidar com as minorias sexuais e de gênero” composta por “promover um cuidado integral respeitoso”, “incentivar ações educativas empáticas”, “enfatizar a saúde sexual” e “incluir gênero e orientação sexual na formação em saúde” e “tornar-se um profissional de saúde aberto à diversidade humana” constituída por “ajudar a superar o preconceito”, “contribuir para enfrentar a violência” e “manter a ética profissional na abordagem individual e familiar”. Conclusão: As contribuições estudantis indicam necessidades de aprendizagem para desenvolver e implementar conteúdos e estratégias que fortaleçam a construção de competências sensíveis ao cuidado das minorias sexuais e de gênero desde o ensino superior em saúde. |
URI: | http://hdl.handle.net/123456789/871 |
???metadata.dc.type.dissertation???: | Dissertação |
Appears in Collections: | Enfermagem: Coleção de Dissertações, Mestrado.
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