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Please use this identifier to cite or link to this item: http://hdl.handle.net/123456789/891

Title: Construção e validação da escala de satisfação com ambientes virtuais de aprendizagem para estudantes de graduação na área de saúde
Authors: ALVES, Francine da Costa
???metadata.dc.advisor???: FREITAS, Noélle de Oliveira
Keywords: Tecnologias Educacionais
Tecnologias de Informação e Comunicação
Satisfação Pessoal
Estudos de Validação
Ciências da Saúde
Issue Date: 2023
Series/Report no.: 610.73 A474c
Abstract: Introdução: Os Ambientes Virtuais de Aprendizagem a cada dia está incorporado no ensino de graduação em saúde e seu uso pelos estudantes pode ser motivo de satisfação ou não com sua utilização e sua aprendizagem. Objetivos: Construir e validar a escala de satisfação com Ambientes Virtuais de Aprendizagem para estudantes de graduação na área de saúde. Método: Estudo metodológico de abordagem quantitativa, de construção e validação de uma escala para avaliação da Satisfação com Ambientes Virtuais de Aprendizagem para estudantes de graduação na área de saúde utilizando o referencial metodológico com três etapas - procedimentos teóricos e elaboração do instrumento, procedimento empírico que consiste na aplicação do instrumento elaborado na população alvo, e o procedimento analítico no qual foi realizado as análises fatoriais exploratória e confirmatória e teste de fidedignidade por meio do alfa de cronbach. Estudo aprovado por um Comitê de Ética com Seres Humanos. A coleta de dados da etapa do procedimento teórico com o comitê de juízes foi realizada nos meses de abril e maio de 2022. A etapa do procedimento empírico foi realizada com alunos dos cursos de graduação em Medicina no período de julho a agosto de 2022. Nesta etapa, foram aplicados o instrumento de caracterização da amostra e a versão da escala de Satisfação com Ambientes Virtuais de Aprendizagem para estudantes de graduação na área de Saúde. Todos os participantes foram orientados sobre os procedimentos do estudo e assinaram o Termo de Consentimento Livre e Esclarecido. Para análise dos dados oriundos do comitê de juízes, foi calculado o índice de validade de conteúdo. Os dados oriundos da população alvo foram analisados por meio da análise fatorial exploratória e confirmatória e o coeficiente de alfa de Cronbach. Resultados: Participaram da etapa de construção do instrumento 11 juízes com experiência na área de validação de instrumentos e ambientes virtuais de aprendizagem. O índice de validade de conteúdo total do instrumento foi de 0,90 indicando que os juízes consideram os itens teóricos do instrumento pertinente e apropriado a que se destina. Na etapa procedimento empírico, participaram 204 alunos, com média de idade de 23,7 (±4,4), a maioria do sexo feminino 145 (71,1%) e cursaram disciplinas básicas no Ambiente Virtual de Aprendizagem 124 (60,8%). A análise fatorial exploratória apresentou carga fatorial dos itens acima de 0,30 e determinou três fatores. A análise fatorial confirmatória mostrou índices adequados e satisfatórios. Após as análises fatoriais foi realizado a análise do alfa de Cronbach com resultado elevado 0, 91 e correlação por itens positivos. Conclusão: O instrumento apresentou ser valido e confiável para aplicação em estudos futuros para mensurar a satisfação dos estudantes de graduação na área da saúde. A avaliação psicométrica do instrumento obteve índices satisfatórias considerados bons a excelentes e não houve indicação de retirada de itens ou fator após as análises dos testes. O instrumento proporcionará as Instituições de Ensino Superior uma forma de avaliar e mensurar o quão satisfeitos estão os estudantes com o Ambiente Virtual de Aprendizagem proporcionado a eles, auxiliando em projetos de melhorias.
URI: http://hdl.handle.net/123456789/891
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