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Please use this identifier to cite or link to this item: http://hdl.handle.net/123456789/901

Title: Competências clínicas e gerenciais do enfermeiro na percepção de graduandos no estágio curricular supervisionado em Enfermagem
Authors: CHINELATTO, Nathalia Rugeri
???metadata.dc.advisor???: RODRIGUES, Meline Rossetto Kron
Keywords: Enfermagem
Competência profissional
Competência Clínica
Estudantes de Enfermagem
Apoio ao Desenvolvimento de Recursos Humanos
Educação Baseada em Competências
Issue Date: 2021
Series/Report no.: 610.73 C539c
Abstract: Introdução: Sabe-se que existe uma diversidade de competências importantes da prática do enfermeiro e que devem ser desenvolvidas e embasadas desde sua formação acadêmica. Desenvolver tais competências aliando responsabilidade e ética profissional é um grande desafio tanto para as instituições de ensino superior quanto para os serviços de saúde. Objetivo: Avaliar as percepções de competências clínicas e gerenciais por acadêmicos de enfermagem ao início e ao final dos estágios supervisionados do último semestre da graduação.Método: Trata-se de estudo descritivo e longitudinal com abordagem quantitativa realizada nas dependências do curso de Enfermagem de uma universidade particular. A amostra foi constituída de alunos regularmente matriculados que cursavam o 8º semestre da graduação em enfermagem da instituição acima mencionada no período matutivo, vespertino e noturno e que estavam aptos seguindo as normativas institucionais para cursar o Estágio Curricular Supervisionado (ECS) no período do estudo em ambas vivências de estágio, na área a hospitalar e não hospitalar. A coleta de dados foi realizada em dois momentos, no início e término do bloco de ECS no período de novembro de 2020 a janeiro de 2021, mediante aplicação do questionário eletrônico de competência clínica “Clinical Competence Questionnaire - Questionário de Competências Clínicas (QCC)” que possui 48 questões divididas em dois domínios: comportamentos profissionais de Enfermagem e competências/habilidades. A análise das competências gerenciais foram mensuradas por três questões abertas inseridas no questionário e posteriormente serão analisadas lexicalmente. A pesquisa foi submetida ao Comitê de Ética em Pesquisa da Universidade de Guarulhos (UNG) e aprovada sob o número do CAAE 37655020.7.0000.5506 e todos os graduandos participantes assinaram previamente e eletronicamente o Termo de Consentimento Livre e Esclarecido (TCLE). Resultados:A análise identificou que a maior parte da amostra foi composta de mulheres (n = 41; 93,2%), e que a maioria dos participantes não apresentavam outra formação (n = 26; 59,1%). Dentre os participantes que relataram formação adicional, as categorias mais frequentes foram técnico de enfermagem (n = 6; 13,6%) e auxiliar de enfermagem (n = 2; 4,6%). A idade dos participantes distribuiu-se entre 20 e 44 anos. Considerando as competências clínicas, a maior diferença na competência pré e pós estágio foi observada na comunicação verbal com terminologia precisa e adequada em tempo oportuno com os profissionais da área da saúde, seguida da manutenção da aparência, vestuário e conduta adequados, seguimento das precauções de saúde e segurança e adoção de medidas adequadas para prevenir ou minimizar o risco de danos individual. A análise das competências e habilidades da enfermagem trouxe maior diferença nas competências referentes a realização de aspiração de vias aéreas superiores, seguida do fornecimento de apoio emocional e psicossocial, avaliação da nutrição e balanço hídrico e realização de cuidados com traqueostomia. Quanto as contribuições do estágio para as competências clínicas, observou-se a oportunização da realização de procedimentos aprendidos em sala de aula, realização das técnicas privativas do enfermeiro, aplicação do aprendido em sala de aula,oportunidade de desenvokvimento da destreza e habilidades,bem como identificar as duvidas obitidas em sala de aula e oportunidade de associar a teoria com a prática.Referente a atuação gerencial, as análises demonstraram que os discentes a consideram de extrema importância a atuação do enfermeiro neste contexto na tomada de decisões, além da necessidade do enfermeiro possuir boa comunicação, liderança, olhar amplo e dinâmico sobre a instituição em qua atuam e necessidade de possuir autonomia para exercer o gerenciamento. As análises revelaram que segundo os discentes, enfermeiros gerenciais possuem maior reconhecimento financeiro. As contribuições do estágio para o desenvolvimento das competências gerenciais do profissional enfermeiro permeiam a oportunidade da vivência da prática, extrapolando a sala de aula aplicando o conteúdo aprendido, além de oportunizar a vivência da rotina de trabalho, trazer destreza e segurança ao discente quanto sua futura profissão. Conclusão: Ao mensurar as competências de graduandas de Enfermagem do último período, identifcou-se que a percepção de competência clínica obteve escores mais altos para ambos os domínios, de comportamentos profissionais da enfermagem e domínio de competências e habilidades da enfermagem.As análises das competências gerenciais mensuradas no pré e pós-estágio demonstram que não houve diferença entre os momentos pré e pós estágio, onde o aluno já possui visão e expectativas do que irá ser exercido em campo de estágio. O presente estudo poderá ser uma ferramenta para traçar estratégias para aproximar o aluno da realidade que será vivida como profissional, além de fornecer um feedback pessoal do seu aprendizado na graduação.
URI: http://hdl.handle.net/123456789/901
???metadata.dc.type.dissertation???: Dissertação
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