DSpace About DSpace Software
 

TEDE  >
Teses e Dissertações >
Enfermagem: Coleção de Dissertações, Mestrado. >

Please use this identifier to cite or link to this item: http://hdl.handle.net/123456789/904

Title: Escape room como estratégia de ensino e aprendizagem na graduação em saúde: revisão integrativa
Authors: MARCIANO, Simone Mantuan
???metadata.dc.advisor???: RODRIGUES, Meline Rossetto Kron
Keywords: Ensino Superior
Estudantes de Ciências da Saúde
Aprendizado Ativo Aprendizado baseado em problemas
Jogos Recreacionais
Enfermagem
Issue Date: 2021
Series/Report no.: 610.73 M319e
Abstract: Introdução: As Instituições de Ensino Superior enfrentam um processo de incorporação de metodologias ativas (MA). O Escape Room (ER) representa uma estratégia educativa imersiva, baseada na microgamificação exige raciocínio lógico, trabalho em equipe, engajamento e agilidade na resolução de problemas. Trata-se de uma oportunidade inovadora para a formação de estudantes de graduação na área de saúde. Objetivos: identificar a utilização do Escape Room na formação de estudantes de graduação nas áreas de saúde, descrever o planejamento, a implementação e a avaliação do Escape Room como estratégia de ensino e aprendizagem na área de saúde e identificar o contexto e os recursos empregados para a criação de Escape Room para fins educacionais. Método: Trata-se de uma revisão integrativa utilizando as palavra-chave “Escapae Room” nas fontes de informação Bireme, B-on, CINAHL, Dialnet, DOAJ, Embase, Eric, PsycINFO, Pubmed, Scielo e Web of Science. A busca ocorreu no período de Abril de 2020 a Outubro de 2020. Resultados: A busca resultou em 221 produções, após serem transportadas para plataforma RAYYAM e leitura de títulos e resumos foram excluídas 185 produções e após leitura na integra foram selecionadas 25 produções para compor este estudo do ano de 2017 a 2020, com maior número de produções do EUA, com predominância nos cursos de Enfermagem, Medicina e Farmácia. Os resultados apontam que a utilização do ER na formação dos estudantes de Graduação da área de saúde é uma estratégia benéfica para aprendizagem, utiliza de recursos como quebra cabeças, simulação e estudo de casos para seu emprego e a avaliação de sua eficácia se dá por meio de feedbacks, questionários e formulários . Conclusão: Diante dos resultados obtidos conclui-se que ER atende vários objetivos educacionais que contribuem para formação profissional e sua implementação tem que ser bem delineada para trazer resultados satisfatório
URI: http://hdl.handle.net/123456789/904
???metadata.dc.type.dissertation???: Dissertação
Appears in Collections:Enfermagem: Coleção de Dissertações, Mestrado.

Files in This Item:

File Description SizeFormat
SIMONE MANTUAN MARCIANO.pdf690KbAdobe PDFView/Open
Recommend this item

All items in DSpace are protected by copyright, with all rights reserved.

 

Valid XHTML 1.0! DSpace Software Copyright © 2002-2006 MIT and Hewlett-Packard - Feedback