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http://hdl.handle.net/123456789/904
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Title: | Escape room como estratégia de ensino e aprendizagem na graduação em saúde: revisão integrativa |
Authors: | MARCIANO, Simone Mantuan |
???metadata.dc.advisor???: | RODRIGUES, Meline Rossetto Kron |
Keywords: | Ensino Superior Estudantes de Ciências da Saúde Aprendizado Ativo Aprendizado baseado em problemas Jogos Recreacionais Enfermagem |
Issue Date: | 2021 |
Series/Report no.: | 610.73 M319e |
Abstract: | Introdução: As Instituições de Ensino Superior enfrentam um processo de incorporação de metodologias ativas (MA). O Escape Room (ER) representa uma estratégia educativa imersiva, baseada na microgamificação exige raciocínio lógico, trabalho em equipe, engajamento e agilidade na resolução de problemas. Trata-se de uma oportunidade inovadora para a formação de estudantes de graduação na área de saúde. Objetivos: identificar a utilização do Escape Room na formação de estudantes de graduação nas áreas de saúde, descrever o planejamento, a implementação e a avaliação do Escape Room como estratégia de ensino e aprendizagem na área de saúde e identificar o contexto e os recursos empregados para a criação de Escape Room para fins educacionais. Método: Trata-se de uma revisão integrativa utilizando as palavra-chave “Escapae Room” nas fontes de informação Bireme, B-on, CINAHL, Dialnet, DOAJ, Embase, Eric, PsycINFO, Pubmed, Scielo e Web of Science. A busca ocorreu no período de Abril de 2020 a Outubro de 2020. Resultados: A busca resultou em 221 produções, após serem transportadas para plataforma RAYYAM e leitura de títulos e resumos foram excluídas 185 produções e após leitura na integra foram selecionadas 25 produções para compor este estudo do ano de 2017 a 2020, com maior número de produções do EUA, com predominância nos cursos de Enfermagem, Medicina e Farmácia. Os resultados apontam que a utilização do ER na formação dos estudantes de Graduação da área de saúde é uma estratégia benéfica para aprendizagem, utiliza de recursos como quebra cabeças, simulação e estudo de casos para seu emprego e a avaliação de sua eficácia se dá por meio de feedbacks, questionários e formulários . Conclusão: Diante dos resultados obtidos conclui-se que ER atende vários objetivos educacionais que contribuem para formação profissional e sua implementação tem que ser bem delineada para trazer resultados satisfatório |
URI: | http://hdl.handle.net/123456789/904 |
???metadata.dc.type.dissertation???: | Dissertação |
Appears in Collections: | Enfermagem: Coleção de Dissertações, Mestrado.
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